Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

à descoberta do México e muito mais ...

Uma forma pouco convencional ou talvez não de descobrir uma outra realidade, tomar contacto com as gentes locais, a sua história e cultura. Sentir ou dito de outro modo, partilhar a música que lhes enche os dias...bem se pode dizer que tudo isto e muito mais, cabe no projecto "El Rey", desenvolvido por dois músicos austriacos, pela America central.
do projecto à viagem pelo México e America Central
Tudo começa quando Stefan Lechner e Adi Hirzer se cansan da rotina da vida no seu país natal - a Austria e decidem embarcar numa aventura pela America latina, durante um ano. A ideia é essa mesmo - explorar a cultura local através dessa linguagem universal que é a música.
Se bem o pensaram melhor o fizeram, comprando um velhinho autocarro escolar que os haveria de levar ao México, onde permaneceram durante cerca de seis meses, assim como a outros não menos entusiasticos pontos desta vasta e bela área geográfica - a America Latina. 
 

Stefan Lechner e Adi Hirzer,  músicos austriacos no El Rey " da aventura
Ah mas curiosidade das curisosidades é que em pleno século XXI, apelidado da era das novas tecnlogias Stefan e Adi viriam a prescindir dos telemóveis e da internet o que não os impediu de forma alguma de encontrar e fazer amizade com inúmeros músicos, ao longo de toda a viagem. E não falamos de músicos já televisionados por milhões de espectadores, com entrada direta e quase sem esforço, nos tops locais ou nacionais de vendas, dos consagrados pelo seu trabalho de cantautores e temáticas abordadas, dentro e fora dos limites geograficos do seu país. Nada disso, o contacto e conhecimento foi ocorrendo de forma normal, expontãnea nos mais diversos locais, principalmente por "las calles "onde os músicos amadores fazem pela vida, animam as cidades, promovem a cultura local, emprestam cor a essa actividade crescente como é o turismo. Sente-se o poder da música, ali em cada praça, esquina, bar, a servir como meio de aproximação entre as pessoas de culturas diferentes, mas igualmente como forma de expressão e de luta por uma vida melhor. 
É esta deliciosa e rica aventura, de inúmeras estórias e peripécias ou não fosse "El Rey" um recuperado a cada dia, autocarro da música, que agora por aí se partilha, através de três vertentes diferentes mas que se complementam na perfeição - a fotografia, a música e o cinema documental. E não será por acaso já que expert na área, é mesmo Stefan Lechner, um jovem fotógrafo e cineasta com trabalho e provas dadas na produção na área de media digital, nomeadamente para Organizações Não Governamentais. 

Das imagens ao contar da história desta aventura por territórios diversos e com protagonistas feitos amigos reais, nos traz a exposição fotográfica (patente na Casa da América Latina, em Lisboa. E todas as histórias deste périplo, têm uma música associada, que juntas dão um delicioso album, que não é mais que o diário (cantado) desta viagem. Já o filme, de 70 minutos mostra o percurso de Stefan e Adi por essa rota turistico-cultural, inesquecivel pelo México e América central, que nos leva a conhecer a cultura e a música deste conjunto de países. 
Dizer ainda que o documentário "El Rey" no âmbito desta magna aventura,  partilhada agora por aí, por portugal, conta já desde 2007, com exibições e prémios vários em festivais de cinema.     

Sem comentários:

Enviar um comentário