Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Andar nas "Nuvens" pelo prazer de ler

Estar nas Nuvens ! Desfrutar dos ambientes que a narrativa nos proporciona 1 Viver o prazer de Ler ! tudo isto com segurança, tranquilidade e no respeito pelos direitos de outros (escritores) é agora possível na "Nuvem de livros".

"Nuvem de Livros" como é la isso possível ? Sim de facto trata-se de uma Biblioteca à qual se tem acesso, quer atrávés de telemóveis, tablets computadores fixos ou portáteis, mediante uma inscrição ou registo idêntico a tantos outros na net e para usufruto de bens ou serviços, pagando de acordo com a forma de utilização mais ou menos regular e intensiva mas sempre cómoda e segura.

Romances, biografias, coletânea de contos, crônicas, poesias, ensaios, novelas e vários outros gêneros literários, além de atlas, enciclopédias e dicionários, num total de mais de 30 mil títulos no momento mas com tendência para crescer)  tudo pode ser paultatina e comodamente acedido,pelo simples prazer da leitura, para enriquecimento cultural, para reforço da formação curricular  ou até como visita guida a locais e instituições, económica, geográfico ou temporalmente distantes, como importantes museus do mundo, por exemplo. O melhor do conhecimento está aqui e agora ao seu alcance e como é comum dizer-se à distãncia de um clik...
andar nas Nuvens ...e desfrutar do prazer da leitura, à distãncia de um clik...
Este projecto de biblioteca virtual é uma criação de Arnaldo Niskier, um académico brasileiro, com larga experiência como educador e há muitos e muitos anos ligado às letras e literaturas, considerou ter chegado a hora de colocar à disposição dos internautas, uma ferramenta com este objectivo e dimensão. Se bem pensou melhor o fez e nestes já três anos de existência o crescimento registado pela "nuvem de livros" é sinónimo de êxito mas também de incentivo. E razões não faltam para este sucesso que do Brasil, onde tudo começou  se vai poder andar nas "nuvens" em Espanha e Peru, nos tempos mais próximos aumentando não só o espólio acessível como globalmemnte mais acessível até pela forma de expressão - em português e espanhol. 
O mentor desta ferramenta Arnaldo Niskier, que foi secretario de Estado da Educação, Cultura, Ciencia e Tecnología no Río de Janeiro, qualifica a experiência como inédita em todo o mundo. É também uma forma  sobretudo rica e pedagógica de democratizar o acesso a todo este manancial de formação literarária, no respeito pelos direitos autorais, mediante um pagamento mensal da ordem dos 3,7 dólares (cerca de 2 €) que desincentiva o copiar ou piratear de obras lietarárias independentemente dos autores, nacionalidade, editoras, antiguidade ou atualidade, dimensão e género do livro. 

"Nuvem de Libros" com os amplos conteúdos de que dispõe, desde os clássicos ate à literatura contemporánea, desde o seu inicio tem vindo a ser uma importante feramenta de investigação e de trabalho quer a estudantes quer para outros amantes da letras e literaturas, tendo contabilizado mais de 1 milhão de  utilizadores inscritos, para quem o português do brasil não é obstáculo e maior sera o numero dos que vão andar nas "nuvens"  logo que o espanhol seja a segunda lingua de consulta. E para tornar tudo ainda mais fácil e acessível existe um diccionario con 94 mil entradas em lingua portuguesa, bem como um sitio web que brinda o publico com outras ferramentas de modo a intergir com os utilizadores todos os dias, incluindo sábados e domingos do ano. 

Boa viagem na "Nuvem dos Livros" !

Sem comentários:

Enviar um comentário