Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

terça-feira, 28 de outubro de 2014

José de Guimarães "mostra serpente" no Brasil

José de Guimarães, uma imperdível mostra sobre a iconografia da serpente está patente ao público até quase ao final do corrente ano em São Paulo, no Brasil.
José de Guimarães expõe pela segunda vez no Museu Afro Brasil
A exposição do artista plástico português em torno da iconografia da serpente, patente no Museu Afro Brasil, em São Paulo reveste-se  de uma dupla e recomendável iniciativa, já que assinala a passagem do Jose de Guimarães, mais uma vez pelo Brasil,  dando a conhecer a sua obra. Mas esta mostra a que todos podem aceder, independentemene das suas origens, gostos e motivos de visita a São Paulo, constiitui ao mesmo tempo, a homenagem do artista português à instituição que completa uma década de meritória actividade.

Na verdade "a serpente sempre capturou a atenção do homem. Poucos animais possuem uma iconografia tão rica, com a presença de arquétipos contrapostos: o bem e o mal; conhecimento e desrazão; a vida e a morte. O Museu Afro Brasil, Instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, envereda pelos caminhos sinuosos das representações artísticas do ofídio, em duas novas exposições simultâneas, precisamente de  "José de Guimarães - O Ritual da Serpente: 10 Guaches inspirados na obra de Aby Warburg” e “A Serpente no Imaginário Artístico”. in Catálogo da supla exposição de Guimarães- Museu Afro Brasil, S.P.-Brasil 2014

“A arte de José de Guimarães é ao mesmo tempo una e múltipla, como o próprio artista que, ao deixar-se contaminar por uma diversidade de culturas, cria uma comunicação e uma identidade mestiças, regenerando padrões e singularidades”, afirma Emanoel Araujo, diretor-curador do Museu Afro Brasil. Esta e aliás a  segunda exposição de trabalhos de Guimarães no Museu Afro Brasil, a última das quais ocorreu em  2006, com a mostra intitulada "África e Africanias". 
Iconografia da Serpente em exposição
A exposição de acesso diário e gratuito, está patente ao público ate 7 de dezembro próximo e assume mais uma vez a particularidade de permitir o contacto com a obra, as caracteristicas do trabalho de um dos mais importantes artistas plásticos de Portugal, conhecido pelo uso rigoroso das cores que é José de Guimarães. Realizado especialmente para as comemorações dos dez anos do Museu Afro Brasil, os dez guaches espelham a interpretação pictórica de Guimarães sobre a obra do historiador da arte Aby Warburg (1866-1929). O estudioso alemão esteve recorde-se, na América do Norte, no final do século XIX, para pesquisar sobre o "Ritual da Serpente" dos índios hopis. Já a mostra "A Serpente no Imaginário Artístico" capta toda a extensa simbologia da serpente nas artes. Ela é encontrada nas máscaras gueledé, e nas variegadas garrafas e bandeiras do vodu haitiano, que integram a mostra. Suas formas tortuosas inspiraram a visão dos artistas: ela se esgueira na escultura de Mestre Didi, e do beninense Kifouli, reverbera na tela de Siron Franco, e se incrusta na gravura de Gilvan Samico. Expostas estão igualmente obras de Carybé, Juarez Paraíso, Francisco Graciano, Noemisa Batista dos Santos, além de trabalhos do Benim e Haiti que integram o acervo do "Museu Afro Brasil".


"José de Guimarães - O Ritual da Serpente: 10 Guaches inspirados na obra de Aby Warburg” 
 e “A Serpente no Imaginário Artístico”. Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura
Av. Pedro Álvares Cabral,  São Paulo

Exposição aberta até 7 dezembro

Sem comentários:

Enviar um comentário