Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

"Canción para todos" proposta como Hino da UNASUR

«Canción para todos» numa interpretação de Mercedes Sosa pode vir a ser assumido como Hino da União das Nações SulAmericanas (UNASUR). 

O conhecido poema de autoria dos argentinos Armando Tejada y César Isella, intitulado "Canción con todos" e imortalizado por essa grande voz e senhora da música, Mercedez Sosa, «é propício para identificar o organismo que agrega as diversas nações da região», refere o presidente do Ecuador, Rafael Correa, na defesa desta proposta. E não será por acaso nem a despropósito pois este poema de Tejada e Isella constitui uma das mais emblemáticas canções da América Latina e converteu-se no hino do festival “Todas las Voces Todas”, que reuniria pela primera vez, no já distante ano de 1996, em Quito (capital do Ecuador) dezenas de músicos da região.

“Salgo a caminar por la cintura cósmica del sur. 
Piso en la región más vegetal del viento y de la luz. 
Siento al caminar toda la piel de América en mi piel
y anda en mi sangre un río que libera en mi voz su caudal”, 

lê-se na primera estrofe deste poema, interpretado por toda a américa latina. E prossegue - “Sol de Alto Perú, rostro Bolivia, estaño y soledad, un verde Brasil, besa mi Chile cobre y mineral. Subo desde el sur hacia la entraña América y total, pura raíz de un grito destinado a crecer y estallar”.

Mercedes Sosa   popularizou "Cancion para todos"  hino das Nações Sul Americanas
 De referir que o edificio sede da UNASUR- União de Nações Sul-Americanas, é uma organização intergovernamental composta pelos doze estados da america do Sul, se encontra precisamente em Quito, no Ecuador.

O Tratado Constitutivo da então Comunidade Sul-Americana de Nações, seria assinado a 23 de maio de 2008, quando da terceira cimeira de Chefes de estado realizada em Brasília, no Brasil, tendo como sede a capital do Ecuador, Quito, mas funcionando o seu parlamento em Cochabamba, na Bolivia, ficando a sede do Banco que apoia esta comunidade de estados, o Banco do Sul, sedeada em Caracas na Venezuela.
   
Argentina, Bolívia, Brasil, Colombia, Chile, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Venezuela e o Uruguay  que se viria a tornar a nona nação a ratificar o tratado constitutivo da organização, já a 1 do mês de dezembro de 2010, integram este conjunto de Nações, que tem como principais objectivos a  criação de um mercado comum e de livre circulação de produtos e pessoas num horizonte até 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário