Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

sábado, 25 de outubro de 2014

Buenos Aires das livrarias e da leitura

Buenos Aires é uma cidade de livros. E cada vez mais, já que em apenas três anos abriram qualquer coisa como 100 novas livrarias, atingindo a capital da Argentina um total de quatrocentos espaços de contacto do púiblico com o livro.
Buenos Aires -capital das livrarias
A revelação vem a público num trabalho do jornal britânico "The Guardian"
que acrescenta que os argentinos dedicam até uma noite por ano, a visitá-las e celebrá-las naquela que é chamada a "Noche de las Librerias".

Razões podem estar no romantismo, por mistica das antigas livrarias de bairro, ou apenas por hábitos herdados do passado, mas a verdade é que apesar de estarmos na era do digital e das grandes estradas da comnunicação, as livrarias são um sector em desenvolvimento em Buenos Aires -a cidade dos livros. Os números da Secretaria de Desenvolvimento Económico, no âmbito de uma recente conferência em que participam representantes do sector editor e livreiro, deu conta de que existem 7.645 habitantes por livraria. 

Elas são as livrarias de bairro, as das grandes cadeias internacionais, localizadas nos centros comerciais, as antigas, as livrarias temáticas ou especializadas, nomedamente nos segmentos infantil ou juvenil, as novas onde não faltam os sofás, ou as mesas onde a par de um café, um gelado ou sumo se vai lendo um livro...

 Ah mas curioso ainda o facto de a Argentina ser um dos paises latinos onde se regista enorme crescimento na edição de e-books, o que vem demonstrar uma adaptação à produção de livros em formato eletrónico. E a conclusão só pode ser a de que os argentinos amam os livros e a leitura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário