Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Brasileiros, Peruanos e Bolivianos elegem representantes

America Latina vai a votos este mês. E desde a Presidência do Brasil aos deputados ao parlamento nacional, passando pela escolha del "jefe " de Estado na Bolivia, sem esquecer os poderes locais, regionais e parlamentares no Peru, tudo se decide (ou quase nos dias 5 e 12 de outubro, em que milhões de cidadãos são chamados a votar.


Dilma Roussef pode conquistar a Presidência à segunda volta!

No BRASIL cerca de 140 millões de brasileiros estão convocados para a 5 de outubro, exercerem o seu direito de voto e eleger a Presidente e o Vice-presidente, da grande nação canarinha mas também eleger os Governadores das 27 unidades políticas mais os os Senadores e Deputados do Parlamento brasileiro.
Um sobe e desce dos três candidatos marca eleições

Depois de uma campanha feita de comicios, debates televisivos, caravanas, manifestações de rua, protestos, Dilma Rousseff Partido dos Trabalhadores (PT) parece ter recupetrado a liderança nas sondagens, sendo a escolhida de 40 por cento dos eleitores ou seja, 15 pontos percentuais de vantagem sobre a sua mais direta adversária a candidata presidencial Marina Silva, do Partido Socialista (PSB). Em terceiro lugar num sobe e desce nas sondagens colocando em dúvida a possbilidade ou não de entra na corrida numa segunda volta está o candidato socialdemócrata Aecio Neves (PSDB).



Evo Morales recandidata-se e segue à frente nas sondagens

Na BOLIVIA mais de seis millões de bolivianos escolhem o Presidente e vice-presidente da nação andina, além dos membros que vão integrar o Parlamento nacional, as legislaturas departamentales e os deputados a órgãos regionais. Cinco partidos e outros tantos candidatos disputam a Presidência, nas eleições gerais de 12 de octubro, onde Evo Morales actual presidente e o candidato em nome do Movimiento al Socialista é favorito à reeleição. Seus opositores são os candidatos da Unidad Democrática (UD), do Partido Demócrata Cristiano (PDC), do Movimiento sin Miedo (MSM) e do Partido Verde de Bolivia (PVB).


Poderes municipais e regionais vão a votos no PERU

Por seu lado no PERU os actos eleitorais marcados tambem para 5 de outubro servem para eleger 25 Presidentes e igual numero de Vice-presidentes e Conselheiros do Governos regionales num total de 274, além de 195 Alcaldes provinciales e 1,647 Alcaldes distritales a que se juntam 10,526 regedores provinciais e distritais.  Ao todo serão eleitos a 5 de octubre qualquer coisa como 12,692 autoridades em todo el país e para um periodo de gestão entre 2015-2018. Dito de outra forma mais de 21 milhões de peruanos ( 21’322,599 ) votam para eleger os membros dos 25 Governos regionales, os 195 municipios provinciales e os 1,647 municipios distritales, ou seja estrutura governativa municipal e regional do Peru.

Sem comentários:

Enviar um comentário