Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

domingo, 19 de outubro de 2014

America latina "exemplo" na diminuição da pobreza diz ONU

Diversos paises da america latina com as sua politicas económicas e sociais têm feito ressurgir não apenas uma classe média mas igualmente diminuir muito significativamente os indices de pobreza nos seus território, situação que leva a Organização das Naçoes Unidas a dar estes como bons exemplos de caminho para um futuro melhor no mundo.

Evolução é positiva nos últimos anos, mas não erradica o problema
A Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a evolução conseguida na  América Latina onde se registaram melhorias de vida dos cidadãos de um modo geral e sublinha o "exemplo desses paises que nos últimos anos implementaram políticas sociais que incidiram favoravelmente na diminuição  dos índices de pobreza. A região mostra economías mais fortes e integradas, menos pobreza, democracias mais consolidadas, assím como Estados que têm vindo a assumir maiores responsabilidades na área da protecção social" destaca o relatório das Nações Unidas.
Um crescimento da classe media na ordem dos 29 por cento na america latina é um bom indicador das mudanças económico-politico-sociais registadas em diferentes paises da região. Este "cambio" diminuiu a brecha entre este sector da população e aquele que se encontra em situação de pobreza, que segundo os numeros aputados pela organização se cifra nos 31 por cento.  


Paises latinos são "exemplo", diz ONU
paises latinos apostados em politicas sociais são exemplo diz ONU
E dentro dos paises latinoamericanos em posição cimeira encontramos a Bolivia, território com a maior redução relativa de pobreza -32, 2 por cento (acima mesmo da media da região latina). O Peru que tem tido boas performances económicas nos últimos anos regista valores da ordem dos -26,3 pontos percentuais, no que é seguido pela Venezuela -22,7 por cento, num esforço que muito se prende com o combate aos preços altissimos, à especulação, à venda descontrolada e ilegal de bens essenciais e equipamentos de uso doméstico, nomeadamente. Em quatro lugra neste ranking positivo surge o Ecuador que viu reduzidos os indices de pobreza na ordem dos -21,9 pontos percentuais. A todos estes seguem-se o Chile e Argentina com redobradas iniciativas e politicas que ao impulsionar as economias locais, contribuem para a diminuição das taxas de desemprego e que aliadas a medidas sociais têm feito ressurgir uma classe média e a diminuição da pobreza nestes paises.

Milhões de pessoas ainda têm menos de 1 Euro diariamente
Recordar aqui que a quantidade de pessoas que vivia em situação de pobreza, terá diminuido em cerca de 700 milhões, entre 1990 e 2010, mas ainda assim serão qualquer coisa como 1.200 milhões em todo o mundo. Isto quererá dizer que todos estes cidadãos têm menos 1,5 dolares por dia para viver o que equivalerá, contas redondas a cerca de 1 euro para fazer face ao seu quotidiano.

Sem comentários:

Enviar um comentário