Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Cargueiro reforça frota comercial venezuelana

O último dos quatro navios de carga (que poderiam ter sido construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo) está a caminho da Venezuela.
A moderna embarcação multidisciplinar, designada de AB Los Monjes" vai ser entregue oficialmente às autoridades maritimas e à Armada Bolivariana, na Venezuela. 
Cargueiro recém-construido em Cuba, ruma à Venezuela
Construida nos Estaleiros DAMEX, em Santiago de Cuba a mais nova embarcação das quatro ao serviço do Estado Venezuelano, tem 57,27 metros de comprimento e 12 de altura, além de uma capacidade de carga de 740 toneladas, podendo alcançar uma velocidade de 11 nós, com as suas duas máquinas de 700 Hp de potência cada uma.
O navio que foi dotado de uma rampa, para a carga e descarga rápida de mercadorias rolantes (automóves e máquinas pesadas) poderá igualmente transportar 42 contentores. Dotado de tanques com 220 metros cúbicos de combustiveis e 197 metros cúbicos de agua fresca o navio está equipado com modernos sistemas de navegação e comunicação por satélite, alem de dispor de todas as condições técnicas e no respeito pelas normas de segurança e navegação internacionais, sendo uma embarcaçção adaptada às águas da zona do Caribe.

Os quatro cargueiros construidos em Cuba, resultam de um Convénio de colaboração Cuba-Venezuela. De referir que além da sua função de transporte de mercadorias internacionais, estas embarcações estarão igualmente ao serviço de acções humanitárias, no quadro da Aliança Bolivariana com os Povos de Nuestra America abreviadamente conhecida por ALBA, como já aconteceu aliás com outra embarcação, batizada de "Los Frailles" que levou 300 toneladas de ajuda às vitimas do furacão Sandy, a oriente da ilha de Cuba.
No âmbito deste acordo entre Cuba e Venezuela, está actualmente em construção nos estaleiros DAMEX, um segundo barco de patrulhamento costeiro destinado a Armada Bolivariana, havendo ainda disposição dos estaleiros cubanos em virem a fornecer outras embarcações a países integrados na ALBA.

Sem comentários:

Enviar um comentário