Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

America Latina exposta em Castelo Branco

Uma grande mostra de Arte da America Latina continua exposta no Centro de Cultura Contemporânea, em Castelo Branco. 

A monumental e inédita exposição que inclui obras de pintura, escultura e vídeo, provenientes de todos os países da América Latina é uma iniciativa do Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, em resultado de uma parceria com a Colecção Berardo e o Museu Colecção Berardo.

Entre as 92 obras pertencentes à Colecção Berardo, qual representação de 22 países, podemos encontrar belos e grandiosos trabalhos de diferentes latinoamericanos, entre os quais será de destacar o artista surrealista chileno Roberto Matta, com a sua monumental pintura (de 10m x 3m) apresentada sublinhe-se, pela primeira vez em portugal, o trabalho do escultor colombiano Fernando Botero, famoso pelas formas generosas das suas criações, ou ainda as obras dos históricos muralistas mexicanos Diego Rivera, David Alfaro Siqueiros e RufinoTamayo, do qual podemos apreciar “La Tierra Prometida” (1963). Influenciado pelos modernistas, o brasileiro Emílio Di Cavalcanti exprime a sua consciência social e local com “Vendedora da Bahia “ (1956).
Artistas de 22 países entre 92 obras expostas
Da segunda metade do século XX, podemos apreciar o trabalho de Joaquín Torres-García, referência incontornável do modernismo uruguaio, talvez o artista mais inovador, influenciando profundamente outros artistas e o mundo da arte na América do Sul.
Dentro dos movimentos modernista de vanguarda, a arte cinética, representada pelo venezuelano Carlos Cruz-Diez  e a obra “Traço de Luz”, de 1964, do argentino Emilio Pettorutti, evidenciam as suas preocupações com a técnica, a luz, a cor e o movimento, constituem outras das grandes referências desta exposição. 
Entre estilos e correntes destaque ainda para as paisagens e retratos, como a do hiper-realista chileno Guillermo Muñoz Vera, representado pela pintura de grande formato“ Semana Santa em Sevilha”, 1998. Noutra perspectiva, a representação do corpo tem como principais representantes Julio Galán, do México, Juan Cardenas, da Colômbia, e Armando Mariño, de Cuba, que nos apresenta a pintura “El A – Verre –Ado”, 1998.
Inédita e grandiosa Exposição da Colecção Berardo
E neste percurso pelos paises latinos e as obras de grandes artistas referência para Fernando Botero, da Colômbia, com as suas intervenções irónicas com comentário social, de que é exemplo a pintura intitulada “Cena de Família“, 1969, e a escultura monumental “Male Torso”, 1992. “ Quanto à boliviana Narda Alvarado, recomenda-se que a maior atenção do observador, na tentativa de decifração das múltiplas narrativas apresentadas pela artsita plástica. 

O Centro de Cultura Contemporânea, recorde-se funciona de terça a domingo das 10 às 18 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário