Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Software Canaima "renova-se" em 2015

O ano de 2015 vai trazer uma nova versão do Sistema Operativo Canaima, apontou o presidente do Centro Nacional de Tecnología e Innovación (CNTI).

A medida foi anunciada Jhon Monroy, no âmbito do primeiro "Encontro Técnico Canaima Educativo" realizado na Venezuela e que contou com a participação de comunidades de software livre, voluntários, estudantes universitários e diversos centros científicos, envolvidos no reforço da tecnologia desenvolvida naquele pais da america latina. Recorde-se o ano de 2009, altura em que a Venezuela avançou para a compra de mil computadores à portuguesa J.P. Sá Couto na sequência da visita a Portugal do então Presidente Hugo Chavez, que tomou a decisão de criar uma fábrica de produção dos "Canaima" que "invadiriam" literalmente desde então, as escolas e a vida das crianças venezolanas.
Canaima renova-se em 2015 com software e melhores desempenhos
O intuito desta nova versão de software do Canaima e Canima Educativo, incluído, é por um lado, fortalecer as muitas aplicações utilizadas pelos serviços públicos, o denominado "infogoverno", a automatização dos trâmites processuais, a melhoria da eficiência e das resposta dos serviços no atendimento público. Por outro, procura-se potenciar a habilidade nata, a destreza, as capacidades cognitivas das crianças, através dos conteúdos interactivos próprios da sua etapa formativa, ideias subjacentes no Canaima Educativo. É alem do mais democratizar o acesso às novas tecnologias e disponibilizá-las a todos, numa optica de evitar a "info-exclusão" o que preside a este projeto e seu desenvolvimento permanente, assegurou o presidente do CNTI.

A "independência tecnológica" defendida e impulsionada por Hugo Chávez, assim como o desenvolvimento das melhores tecnologias foi aliás tema nesta jornada Canaima, sublinhe-se televisionada que teve lugar na "Fundación Instituto de Estudios Avanzados (Idea), na Venezuela.

Sem comentários:

Enviar um comentário