Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Declarados Património nacional 18 lugares do Uruguay

Dar particular atenção ao Património, é o que acaba de fazer o Uruguay ao declarar qualquer coisa como 18 sitios, diferentes e com suas particularidades específicas, como Patrimonio Nacional.
Assim desde edificios até alguns murais, passando por áreas arqueológicas, bem como locais de memória histórica foram declarados de interesse nacional, havendo após esta sinalização que trabalhar não apenas na sua defesa, como na presevação e divulgação destes locais que ostentam a referência de Património Cultural da Nação Uruguaya.
 
Aqui foram fusilados ativistas politicos em 1972
Alberto Quintela, director geral da Comisión de Patrimonio, adianta que nesta selecção surgem sitios de memoria de um passado recente como o lugar do  "Batallón 14 de Toledo" onde foram encontrados restos de desaparecidos, ou ainda a "Seccional 20 do Partido Comunista, en Montevideo" local de  assassinato em 1972, de uma série de ativistas politicos, por parte de forças policio-militares ao serviço do antigo regime de Bordaberry . 

Cada um com suas especificidades mas todos com a importãncia para o Uruguay vamos encontrar "El Club Ansina, da cidade de Castillos, fundado e animado pela comunidad afrodescendente, bem como a Igreja de Soca, em Canelones, construida em 1960, logo depois do fallecimento da poetisa Susana Soca (1906-1959).
Igualmente marcante é o "Sistema Ferroviario de Fray Bentos, considerado de referencia e bem representativo dessa actividade industrial neste país latinoamericano e será uma das candidaturas uruguayas à declaração de Património Cultural da Humanidade pela UNESCO.
Estação de Frey Bentos, onde se fez história...
Outra das grandes referências é o sitio paleontológico de Tacuarembó assim como o "Cerro de Los Burros", uma zona arqueológica localizada na Playa Hermosa, en Maldonado, que oferece testemunhos do estabelecimento populacional desta área há mais de 10 mil anos. De acrescentar também os restos de sistemas de fortificaciones da cidade de Montevideo e a Ponte da cidade de Nueva Palmira, departamento de Colonia, que permitio a ligação da cidade à zona productiva do sudeste Soriano.
Tudo lugares marcantes na história e vida do Uruguay e das suas gentes ao longo dos tempos e que agora importa assinalar e divulgar como parte integrante da cultura e do Património nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário