Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Universitários do Porto premiados no México

Um, dois, três, quatro jovens envolvidos num projecto inovador,  partem à procura do futuro e logo no primeiro "round " encontram reconhecimento fora de portas. Com os conhecimentos adquiridos ao longo dos estudos, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto entram num jogo em que poupança e ambiente a presevar, são metas pra o seu desafio. Rodrigo Pires, Bruno Azevedo, Miguel Sousa e Ricardo Soares, recém-licenciados entregam-se ao projecto que designam de WeTruck que acaba de obter lugar cimeiro no México e no âmbito do "RedEmpreendia Spin2014", evento na área do chamado empreendedorismo universitário ibero-americano. 

recem-licenciados conquistam lugar cimeiro no México
"Satisfação, é évidente por parte destes quatro jovens engenheiros, mas também "sequência no êxito" que começaria no concurso de ideias de negócio, realizado com o apoio da Universidade do Porto Inovação (UPIN) onde tomaram o bilhete de avião para rumar à Cidade do México. Responsabilidade era então o elemento aduzido neste processo e neste tempo renovado, tanto mais que a conquista de um segundo lugar é obra, perante muitos mais projectos levado ao "ring" por estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Perú. 
Portugal, os quatro jovens assumem um 2º lugar na categoria Model2Market e arreacadam  qualquer coisa como 15 mil euros (20 mil dólares).

projeto We Truck  leva ao poupar de combustivel
WeTruck  não é mais que uma iniciativa ambientalista que permite a poupança de combustível dos veículos pesados de mercadorias refrigeradas e ainda a minimização das emissões de dióxido de carbono. O aproveitamento da energia solar e da energia cinética do veículo, permite produzir eletricidade suficiente para alimentar o sistema de refrigeração. Isto leva a uma redução de 87% nos custos dos combustíveis dedicados unicamente ao sistema de refrigeração, 30% no desgaste dos travões e uma diminuição das emissões de dióxido de carbono, de ruído e dos custos de manutenção. Dito deste modo parece simples, mas tem por detrás muitas horas de trabalho, a aplicação de conhecimentos e agora uma janela aberta ao mundo do negocios, por parte destes recém-licenciados, que assumem a poupança como um desafio e o ambiente uma preocupação que deve ser partilhada por todos, não com meras palavras mas com actos e projetos.

Sem comentários:

Enviar um comentário