Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Suecos adoptam "fórmula" Venezuelana de Orquestras

A Suécia é um dos países (e não é caso único!) que adoptou o Sistema de Orquestras de Venezuela, instituido há mais de quatro décadas. O combate à pobreza através do ensino da música, dando lugar à criação deste projecto social de Orquestras, criando afinidades, um espírito solidário entre os seus membros, assegurando ocupação e o reconhecimento da comunidade, constituem a "fórmula" de sucesso do Sistema Venezuelano de Orquestas, implementado na Suécia, mas também em Portugal e diversos outros países um pouco por todo o mundo.
Orquesta de Suécia e Sinfónica Juvenil de Caracas confirmam êxito do Sistema Venezuelanao 
No âmbito do seu percurso normal de apresentações a Sinfónica Juvenil de Caracas, tem em curso uma gira pela Europa tendo actuado recentemente no teatro Konserthuset de Gotemburgo, no quadro das relações bilaterais entre estes dois países. O encontro designado "Side by side” contou com a participação de 150 crianças e jovens músicos suecos que formam parte do Sistema da Suécia, interpretando conjuntamente com a orquesta venezuelana, peças deste país latino bem como peças europeias, tendo o concerto resultado num enorme êxito. 
 
"O projecto sueco que funciona desde 2010, inspirado no Sistema de Orquestas Venezuelano, seria iniciado com 64 alunos apenas. Actualmente conta com 1.600 crianças e jovens", revelou Camila Sarner, presidente do Sistema de Orquestas da Suécia. Facilitar a integração entre as diferentes culturas que convivem no território deste pais europeu, através das Orquestras de suburbios, é então a "formula" de combater os problemas e procurar a integração e o reconhecimento, de todos aqueles, estrangeiros, independentemente das suas origens, que vivem desenraizados nos subúrbios das grandes cidades suecas.
Seria aliás a colaboração do diretor da orquesta venezolana, Gustavo Dudamel, que este projeto com jóvens imigrantes na Suecia que despoletou este processo e de modo voluntário foram aparecendo, na sede deste projecto socio-musical, todos aqueles que dele hoje fazem parte. Aqui a Gotemburgo tem chegado gente de todo o mundo, com uma panóplia de diferentes linguas, uma diversidade enorme de culturas, que só se entendem por via deste nosso sistema, onde a música e por inerência a Orquestra, desempenham papel principal" vinca Sarner.

Sem comentários:

Enviar um comentário