Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Cine de España se muestra en portugal

CineFiesta assim se designa a mostra do Cinema Espanhol que vai ter lugar em Lisboa e no Porto, nos primeiros dias do mês de dezembro.

Em Lisboa é o Cinema São Jorge o grande Ecrã do CineFiesta, ao apresentar de 4 a 6 de dezembro, os mais recentes filmes espanhóis como El Niño, de Daniel Monzón, Musarañas, de Juanfer Andrés e Esteban Roel, (com produção de Álex de La Iglesia) La Isla Mínima, de Alberto Rodríguez, e o candidato espanhol aos Óscares, Vivir Es Fácil Con Los Ojos Cerrados, de David Trueba.  
A pensar no público familiar será exibido o filme de animação Dixie y la Rebelión Zombie , de Beñat Beitia e Ricardo Ramón. Todos estes filmes estrearam em Espanha ao longo dos últimos dois anos, excepto Musarañas, cuja estreia espanhola está apenas marcada para o dia 25 de dezembro.
Dar a conhecer a cinematografia espanhola, com toda a sua riqueza e diversidade é o objectivo desta iniciativa do Instituto de Cinematografia y de las Artes Audiovisuales (ICAA) e da Dirección General de Política e Industrias Culturales y del Libro de la Secretaría de Estado de Cultura de España, em colaboração com a NOS Audiovisuais, que se realiza então nas cidades de Lisboa e Porto, entre os dias 4 e 9 de dezembro.
CineFiesta uma grande mostra composta pelas mais recentes obras de ficção, filmes históricos, documentários e cinema de animação, permitindo ainda um encontro com realizadores e artistas, presentes nesta verdadeira celebração do cinema espanhol, que significará igualmente para um maior conhecimento e reforço das relações culturais entre os dois países vizinhos -Espanha e Portugal.
De acrescentar que também a Cinemateca Portuguesa -Museu do Cinema se associa a esta iniciativa ao receber "Dos Memorias ", um documentário do conhecido guionista e ex-ministro da cultura Jorge Semprún sobre a Guerra Civil Espanhola, bem como  "Campanadas a Medianoche", de Orson Welles, um filme realizado no já distante ano de 1965, produzido e rodado em Espanha. E pela primeira vez haverá Cinema em Concerto, um momento em que o músico Jordi Sabatés acompanhará ao piano algumas obras de Segundo de Chomón, um dos pioneiros da arte cinematográfica em Espanha.
No Porto o CineFiesta abre portas no Teatro Municipal Rivoli e tambem no Cinema Passos Manuel, associando-se ao Festival/Porto/Post/Doc onde vão ser exibidos quatro documentários, todos eles premiados em vários festivais internacionais: Vikingland, de Xurxo Chirro, Todos Vós Sodes Capitáns, de Oliver Laxe, Costa da Morte, de Lois Patiño e Arraianos, de Eloy Enciso.

Venha daí a Espanha, sentado na poltrona e tome contacto com obras e realizadores da cinematografia que se hace en nuestro vecino pais"...

CineFiesta- Mostra do Cinema Espanhol

Cinema São Jorge e Cinemateca Portuguesa (lisboa)

Teatro Rivoli e Cinema Passos Manuel (porto)

Lisboa e Porto de 4 a 9 de dezembro

Sem comentários:

Enviar um comentário