Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Na RAIZ dos seus povos e paises...

RAIZ -Este é o nome de um novissimo e badalado projecto, poderia dizer-se a três vozes (femininas) e outros tantos nomes da música da america latina ou cantada em espanhol se preferirem. E falado porque e já um sucesso por todo o lado, ao ponto de estar duplamente nomeado como "Album do Ano" e "Melhor Album de Música Folclórica", para os "Latin Grammy 2014" cuja gala, diga-se terá lugar como habitualmente em Las Vegas, lá quase para os finais de novembro.

RAIZ -É uma emotiva mosta da  "música de raíz" de três paises - México, España e Argentina, tanto mais que nos traz em pleno século XXI, todo o sabor e riqueza ancestral destes mesmos "recantos" do mundo.

Tudo terá começado anos atrás, com o cruzar de caminhos, raizes e músicas por parte deste grande e maravilhoso trio de cantantes, adimiradas e respeitadas em todo o mundo. As suas carreiras são bem o retrato das suas origens, das ligações ao folclore e aos respectivos povos e paises- México, Espanha e Argentina.
E na construção de  "Raíz" cada uma das três cantantes seleccionou um conjunto de temas com os quais o público sempre as identificou, partilhou mesmo interpretando em coro, ao longo de suas carreiras. e de forma consensual  se chegou a 16 canções que as apresentam ou representam, que as ligam à suas terras e que agora são temas comuns, sentidos por Lila, Niña e Sole e onde cada uma acrescenta a sua personalidade e sentimentos, a sua voz ...mas sem que se tenha perdido a origem dos temas. 

Chacareras, huapangos, rumbas, sevillanas y rancheras, são alguns dos géneros tradicionais que encontramos neste trabalho discográfico, cheio de vida com uma sonoridade rica em cores numa prposta unica que só estas três grandes artistas nos poderiam proporconar. 

Niña Pastori, Lila Downs e Soledad  um trio de grandes vozes latinas
Lila Downs, Ninã Pastori e Soledad três mulheres (belas) e únicas que representam este conjunto de povos  irmãos e que ao cantar nos trazem as cores, a paixão, as sonoridades do folclore de suas terras, ou seja, nos mostram as culturas indigenas, espanhola e mestiça... Pureza, verdade, alma, tradição, paixão são assim notas de Raíz feito com o coração e por este talentoso trio que não só representa os seus países de origem como a riqueza e diversidade musical e cultural de toda a america latina.

Uma merecida referência à produção de "Raíz  na qual  se envolveram respeitados nomes da música como  Aneiro Taño y Julio Jiménez "Chaboli", também Paul Cohen  que participa profundamente en vários arranjos, conseguindo armonías, melodías, estilos, acordes e elementos musicais tradicionais combinados con sonoridades actuais. Argentina, España e México, sobretudo o histórico  estudio Sony Music foram palco ou cenário de encontro das artistas e gravação destas maravilhosas e inconfundiveis vozes latinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário