Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

"Los Botes cantam" mais que um espectáculo infantil ...

«Los Botes cantam» é bem verdade !!! Latas, garrafas, tubos, garrafões e tudo o mais a que a imaginação possa dar utilidade, servem para fazer musica no quadro de um espectáculo lúdico-pedagógico, destinado aos mais novos é verdade (mas que não deixará nunca os mais velhos indiferentes)!!!! É que muita para além da melodia, este trabalho made in Mexico, agrega palavras, transmitindo assim uma mensagem de futuro em que humildade, solidariedade e sensibilidade e sobretudo a ideia de que os recursos quaisquer que eles sejam não são intermináveis bem pelo contrário, havendo por isso que aproveitar  tudo ou quase o que temnos à nossa volta. O mundo pode ser bem mais alegre para todos , basta que queiramos preservá-lo !
Las zampoletas
Los Botes, nascem  com a intenção de criar nas crianças o gosto pela música bem como aproveitar a  sua inquietude natural, para executar um qualquer instrumento. A capacidade criativa dos mais novos, as caracteristicas ímpares dos instrumentos que se conseguem com este trabalho, bem como as sonoridades, têm um resultado que cativa a atenção do público infantil e constitui uma actividade lúdica e de entretenimento, indescritivel e irrepetivel mesmo que o espectaculo se repita junto de um mesmo auditório. Bem de acordo com a criatividade e inovação instrumental também os textos das canções de «Los Botes» tem em conta as preocupações ambientais e de defesa do planeta que os mais novos assumem desde já como tarefa sua...

«Los Botes Cantam» é então um grupo e um epectáculo musical em que os instrumentos resultam da construção partilhada de toda uma série de materiais,  diariamente ao nosso alcance mas aparentemente impensáveis por vezes, para a função musical.  

Las "Zampoletas", el "jarafon", el "liguero" que o mesmo é dizer  grarrafas, latas dos mais variados tamanhos e utilidades, até as simples caixas de pizzas, um funil, um escorredor de louça, a tubagem de plástico usada para as instalações eléctricas são mais valias para a música e o espectáculo presente, mas feito a pensar no futuro dos mais novos e do próprio planeta, que importa preservar e defender ! 
Dizer que esta experiência tem origem no México no já distante ano de 2003 por inciativa de Pedro Gandoval, Rocio Trujillo e Miguel Jaimes. Foi nessa altura  desenvolvida uma temporada de apresentações no Centro Cultural Universitário Casa de Las Diligencias, mas a receptividade ao projecto  estendeu-se a praças, ruas, escolas daquele estado e país da america latina, desde então e a um ritmo crescente e contagiante, repetindo-se ano após ano sempre com novidades e participações. Os os anos 2010, 2011 e 2012 em diversos Festivais Internacionais de Musica "Los Botes cantaram e encantaram! Mas refira-se este é um exemplo que bem se pode e deve reproduzir um pouco por todo o mundo e daí o trazer aqui esta magnifica experiência, pois de ideias e de futuro todos estamos necessitados, a bem das  crianças, da música e do planeta!

Sem comentários:

Enviar um comentário