Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

"A Viagem do acordeon" referência del Cine colombiano

O sonho comanda a vida é uma velha expressão de uso comum entre nós latinos! E quem tem esperança, fé, capacidades, dotes ou competências e luta, sempre alcança, também é frequente ouvir-se e, não deixa de ser verdade !

"Sonho que comanda a vida ..."
E vem tudo a propósito de uma história feita de sonhos e realidades, de competências e luta por atingir objectivos, tendo por cenário a Colômbia e por "protagonistas" -o acordeon" , Manuel Vega e sua banda musical numa longa e colorida viagem .

Cartaz da mais recente obra do cinema colombiano
Bem se poderá dizer então que as raízes do músico, as tradições de um povo e de um país, as caracteristicas e sonoridades de um instrumento como o acordeon, o desejos e capacidades de "Manuel Vega" estão na origem da película de Rey Sagbini, realizada em 2013, mas que é já uma referência da nova cinematografia colombiana, representando mesmo o país no recém-realizado «1º Festival Internacional de Cinema de Caracas», na Venezuela, que colocaria em grande evidência filmes de toda a america latina. O êxito deste certame, vem comprovar não só a existência de dois lados indissociaveis da 7ª arte, ou seja a qualidade e diversidade de realizadores e obras nesta área do globo, como também de criticos e atentos consumidores desta forma importante de expressão - o cinema.



Do filme à assinatura vincadanente Colombiana
O acordeon, um percurso de qualquer coisa como 16 anos do conjunto musical de Manuel Vega... esse mitico «Festival de la Leyenda Vallenata, en Valledupar» ...! É disto que se fala n' «A Viagem do acorden» filme com assinatura de Rey Sagbini (Colombia) que conta também com Andrew Tucker (Reino Unido). Uma obra que dos dá conta que a cinematografia colombiana está bem, segue o seu caminho e dá provas de maioridade versus maturidade.

Ano após ano Manuel consegue uma segunda e terceira posições mas ainda não o prémio más importante de todos - o de "Rey Vallenato".

""Un día llega una invitación para tocar junto a la legendaria orquesta de acordeones de la Hohner, en la Selva Negra alemana. Manuel y su conjunto emprenden un viaje épica a este país lejano, que les cambiará la vida para siempre y con el cual Manuel ahora espera ser el nuevo rey vallenato.""

Dizer que Andrew Tucker estudou antropología visual em Manchester no Reino Unido e após trabalhar em vários documetais em diferentes países do mundo, este cineasta independente e professor na area da 7ª arte decide radicar-se na Colômbia, logo a partir de 2009. Andrew e Rey Sagbini, que cursa Cinema em Hamburgo, na Alemanha mas vive e trabalha em Santa Marta, na Colombia onde se cruzam e partilha a mesma paixão - a produção e realização cinematográfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário