Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

domingo, 15 de fevereiro de 2015

Estudar e comunicar em Guarani é para todos

É oficial. O ensino da lingua Guaraní vai passar a fazer parte dos planos de estudo de diversas Universidades quer do Paraguay (onde mais se fala esta lingua) mas também do Brasil e da Argentina.
Guarani torna-se lingua oficial em Universidades do Brasil, Argentina e Paraguay
Na verdade o Guaraní é o idioma oficial do Paraguay juntamente com o espanhol mas também em muitas zonas do Brasil e da Argentina esta é uma lingua muito utilizada pelas gentes locais. Para se conhecer a importância desta forma de comunicar dizer que, mais de 90 por cento dos Paraguayos são bilingues e 57 por cento da população se comunica em Guarani e isto desde 1994, o ano em que algumas universidades introduziram esta língua nos seus estudos académicos. Novo impulso se segue agora com a Facudade de Arquitectura da Universidad Nacional de Asunción (UNA), onde o guaraní será materia académica e haverá seminarios de expressão oral neste idioma. Na carreira de Medicina tambem será utilizado este idioma de forma a que esta ferramenta de comunicação venha a ser uma realidade na comunicação entre os futuros medicos e os seus pacientes. Já na Universidade da Patagonia, situada na cidade de Comodoro Rivadavia (no sul da Argentina), também será ministrado o Guarani no âmbito de um programa introductorio teórico-práctico da língua guaraní na Cátedra Libre de Pueblos Originarios. Igualmente naUniversidade Federal da Integração Latinoamiricana (Unila) no Brasil a lingua "guaraní" será parte da Licenciatura em Letras.

O reconhecimento ao mais alto nivel da lingua Guarani, surge agora reforçado nestes três paises vizinhos, facilitando as comunicações entre os seus povos mas igualmente do estudo desta forma de expressão de uma grande parte das gentes locais.Recorde-se que 2014 marca o ano em que o poema guaraní Sy (Madre) do paraguayo Cristian David López foi galardoado com o Premio Internacional de Poesía Jovellanos o que lhe valeu a distinção do Melhor Poema do Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário