Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Carnavais marcados por chuvas e tragédia (no Haiti)

O segundo dia de Carnaval no Haiti fica marcado pela desgraça e o pânico causado entre os foliões e a assistência, às manifestações festivas. Duas dezenas de mortes eletrocutadas e inúmeros feridos é o balanço do Carnaval em Puerto Principe, capital do Haiti. 
Tragédia no carnaval do Haiti
Segundo testemunhos oculares a utilização de um pau para fazer passar um carro alegórico por debaixo de um cabo de alta tensão, terá provocado a morte instantânea a diversas pessoas e a desgraça no Carnaval de Campo de Marte com quase meia centenas de feridos, assistidos primeiro no local e depois encaminhados para os hospitais locais.
O presidente do Haití, Michel Martelly, enviou já mensagem de condolências às familias enlutadas e determinou o fim das manifestações na capital do seu país. 

As chuvas por sua vez pertubaram os desfiles carnavalescos na Bolivia e Argentina, que no entanto não deixaram de ter as cores, a animação e o reviver das tradições neste dois paises da america latina, onde o Carnaval é  vivido de uma forma sui generis e muito intensa, pois nem só de folia à Brasileira se faz esta época do ano!
As sonoridades sambistas animam carnaval uruguayo
Por sua vez em diferentes pontos do Uruguay o Carnaval saiu às ruas com muitos acordes de samba brasileiro, por força da influência do vizinho Brasil. Mas há também as tradicionais sonoridades afrouruguayas com o candombe e os coros murgueros, salpicados de muita critica e humor tão apreciada pelas gentes deste pais. É a multifacetada realidade do Uruguay que faz a diferença dos seus carnavais, tal o peso maior ou menor das tradições e das influências do Brasil, mais sentidas é claro nas regiões fronteiriças.

Sem comentários:

Enviar um comentário