Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Chapulines ou as tradições mexicanas em portugal

Nasceu, cresce e mostra-se a pouco e pouco no luso território uma formação folclórica com o México como pano de fundo. E com objectivos definidos vai fazendo o seu caminho. E depois de Lisboa, Palmela fica neste roteiro de divulgação do muito que o México tem para descobrirmos.
Falamos de  “Chapulines - Grupo Folclórico Mexicano  como se denomina esta formação que tem como objectivos difundir a música, os trajes, as danças regionais daquele país da América Latina.
E se existem aspectos curiosos neste grupo um deles é o seu surgimento relativamente recente em Lisboa, composto não apenas mexicanos, residentes na capital lusa, mas igualmente pessoas de outras nacionalidades que partilham das mesmas paixões pela música, a dança e as tradições culturais de um povo e país como o México.
 
Um segunda nota merecedora de destaque é o próprio nome dado ao grupo folclórico mexicano, sedeado no Centro InterculturaCidade, em Lisboa. Chapulines  ou seja  «El chapulín, en lengua náhuatl significa “insecto que brinca como pelota de hule” ou melhor dizendo trata-se de "un saltamontes"  muito representativo na cultura mexicana. Depois, bom é a sua génese muito na base das vontades e entrega ao projecto por parte dos seus elementos a começar por  Paulina Ceballos, profesora de danza com formação em Ballet folclórico e que foi buscar inspiração, força, técnica a " Los Rancheros", em Roma quem diria ! Aí se cruza com a sua mentora Susana Moraleda que, assina as coreografias que o Grupo Folclórico Mexicano em portugal apresenta !!!

Ah mas um grupo, como facilmente se depreende, é sinónimo de um conjunto de pessoas que partilha, um mesmo ideal ou objectivo e aí surgem os membros, como Gonzalo Guzmán, Armando Aguilar,
Karim Askar, Rasha Bahtiti, Katy Elias, Nancy Estrada, Carlota Garza, Rafael Mejía, Adriana Nuñez,
Silvia Ramalho e Iset Vera onde o mais importante não são as nacionalidades ou origens mas sim o passar com rigor, sonoridades, tradições desse tão próximo e tão distante México. Contraditório ?! Talvez mas é por esse desafio que vamos
ver dançar, cantar e encantar, Chapulines - Grupo Folclórico Mexicano, en portugal.

Êxitos ou melhor que "siga su camino el saltamontes ... lo deseamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário