Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Música brasileira em destaque nos Latin Grammy 2016

A contagem decrescente para a grande noite de todas as nomeações de "Grammy Latino" já começou... A 19 de novembro em Las Vegas, nos States a Gala trará a satisfação a muitos dos nomeados ao mais alto galardão atribuído à musica que se faz e produz na América latina. E algumas serão também as desilusões por não chegarem ao topo do reconhecimento internacional, independentemente das categorias, dos estilos, das carreiras dos cantores e bandas que aspiram a passar pelo mais iluminado palco do mundo !




A música brasileira tem lugar de destaque igualmente e como é habitual neste magno e mui visto , falado e ouvido evento. Aqui é a música, a letra, as orquestrações ou arranjos que contam sobremaneira mas sob o foco das luzes também a moda, muito glamour, as histórias reais, as mensagens a vários níveis fazem parte da festa. Mas avancemos para dar conta de uma ou duas evidentes notas bem a propósito da 16ª edição dos «Latin Grammy». 


Entre os muitos nomeados pela Academia Latina de Gravação estão Maria Bethânia, Maria Gadú, Lenine, Ivan Lins, Seu Jorge, Jonas Sá, Banda do Mar, Humberto Gessinger, Pato Fu e Zeca Pagodinho, no capítulo do melhor da música brasileira. 

Nas categorias gerais, Julieta Venegas, Ricky Martin, Alejandro Sanz e Juan Luis Guerra são os mais sérios candidatos no quadro dos muitos nomes latinos... a que se juntam na categoria de "Revelação" a  cantora Tulipa Ruiz e a banda Vitrola Sintética, os únicos brasileiros prontos a  saltar as barreiras do "anonimato".  E da MPB ao sertanejo, passando ainda pela música cristã muitas são as expectativas depositadas numa noite de animação e visibilidade mundial. 

E na hora deste lado do Atlântico surgem nomes de uma nova geração de músicos brasileiros como Tulipa Ruiz e Jonas Sá, ainda o apelo radiofônico de Seu Jorge e Onze20. Na categoria MPB se inclui um tributo a Dorival Caymmi (“Centenário Caymmi”) bem como os ousados álbuns de Gadú (“Guelã”) e Lenine (”Carbono”). Na categoria de melhor canção brasileira contam Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda (”Bossa negra”), Malta (“Diz pra mim”), Banda do Mar (“Mais ninguém”), Lenine (“Simples assim”) e Bebel Gilberto (“Tudo”). Dizer ainda de "Djavan" que  será o único brasileiro homenageado este ano através do "Premio à Excelência Musical"  no meio de um variado grupo que inclui artistas de Espanha, Cuba, Argentina, República Dominicana, Uruguai, Porto Rico, Chile e Venezuela.
 
Novos, reincidentes, vencedores ou candidatos a um lugar no palco sob os muitos focos de luz conta se um sem número de artistas, bandas, compositores, músicos, designers que a festa latinoamericana vai muito para lá da música que se ouve nas radios, têvês e outros media...

Sem comentários:

Enviar um comentário