É costume dizer-se porque, não deixa de ser uma verdade constatável, que a música mexe...e muito e com todos, independentemente dos gostos, das origens, das idades e do posicionamento na sociedade. No caso da América Latina, é claro reafirma-se e vamos de seguida saber como, porquê e quem são os protagonistas destes abanões no quotidiano!
Jarabe de Palo edita, assinalando quase 20 anos de carrera, o seu primeiro CD/DVD ao
vivo. A banda de pop/rock latino nascida em Barcelona, nos anos 90 e liderada por Pau Donés, cantor e guitarrista lança el " TOUR AMERICANO 14-15 ", material inédito, gravado durante um concerto datado de 6 de mayo de 2014, tendo por cenário el Teatro Metropólitan de México. São ao todo 18 canções do repertório de Jarabe de Palo, desde as iniciais aos temas mais recentes e marcantes na vida do grupo. Ah e qual "regalito" para os fãs além das imagens do concerto, de uma entrevista do líder ainda um inédito testemunho fotográfico das vivências de Jarabe de Palo, por tierras americanas entre 2014 y 2015...Um marco sem dúvida na carreira do cantor e do grupo que lidera.
Ah e por falar em "Tour Americano 14-15", nem sempre tudo corre de feição e daí ter sido anunciado estar suspensa a "Gira por terras de Tio Sam", que deveria contemplar mais de cinco dezenas de concertos, tanto a norte como no sul dos States, num périplo agendado entre outubro deste ano e março de 2016.
Após vários concertos em Espanha e Perú, "cantando e dando saltos como loco" refere o líder da banda, nada faria prever um interregno deste ciclo de êxito e logo com tal dimensão e por razões de saúde.
"Teníamos planes. ¡Y muy buenos!..pero tampoco pasa nada!. Si todo va bien, volveremos en 2017 con buenos
proyectos. Asi compartimos con vosotros: El CD/DVD TOUR AMERICANO
2014-2015...!
...E bem a propósito de Estados Unidos, dizer que por lá (em Nova York ) nasceu faz um tempinho, mas que agora se dá a conhecer fora de portas e muito por força da sua nomeação para os "Latin Grammy" deste ano, a primeira banda feminina de Mariachi, baptizada de MARIACHI FLOR de TOLOACHE. E se o facto de ser a primeira banda feminina deste género constitui novidade, não deixa de ser igualmente surpreendente a constituição deste grupo com base em membros americo-latino- siáticos. Sim, constituida com elementos femininos de origens diversas desde os United States of America, Puerto Rico, Singapure, Republica Dominicana, Italia, Cuba, Colâmbia e claro o México que serve de inspiração musical a estas 13 jovens:
Mireya Ramos, Shae Fiol, Julie Acosta, Jacquelene Acevedo, Luisa
Bastidas, Anna Garcia, Jackie Coleman, Domenica Fossati, Blanca
Gonzalez, Marilyn Castillo, Mariana Osorio A, Lisa Dowling e Vaneza
Calderon. Quanto ao futuro ele vai seguramente passar pela categoria de "Melhor Album de Música Ranchera" titulo que pretendem conquistar e fazer história com apenas 7 anos de existência. A ver vamos se 2015 será o tempo destas "Rancheras" !

Num tempo em que o México continua sob as maiores atenções (nem sempre pelas melhores razões), uma mensagem surge, via a boa música dessa grande senhora e cantante que é Lila Downs. Verdadeiro ícone do México mas também de toda a América Latina, tal a sua postura face às tradições, à vida e aos direitos dos cidadãos, num mundo de contradições Lila Downs volta a surpreender com este seu novo e maravilhoso trabalho que é além do mais contagiante, apetecível, oportuno e sugestivo até pelo próprio título - "BALAS Y Chocolate ..." com que Lila Downs nos presenteia. E quer sejam conhecedores ou fãs de longa data "nos quedamos ahora" a meditar com aquele que é um dos sérios candidatos aos Latin Grammy deste ano na categoria de "Melhor Album Folclórico" ! Vamo a escuchar-lo!
Sem comentários:
Enviar um comentário