Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Vida dos Corvinos dá filme premiado na América latina


O filme "É na Terra, não é na Lua", de Gonçalo Tocha continua a correr mundo e com enorme êxito.
A película que retrata o quotidiano da vida das gentes da ilha do Corvo, nos Açores, vai ser exibido no México, Argentina, Brasil e Espanha.

Mas o êxito desta obra documental não se fica pela passagem pelas salas de cinema, mas antes pelos prémios já conquistados como aconteceu recentemente ao arrecadar um prémio referente ao novo cinema português, no âmbito da 14ª edição do BAFICI - Festival de Cinema Independente de Buenos Aires. A obra cinematográfica foi considerada pelo júri como a melhor na categoria "Cinema do Futuro".

O galardão recebido na Argentina vem juntar-se à menção especial recebida no Festival de Locarno, em Itália, e ao prémio obtido no Festival Nacional DocLisboa e à atribuição de 11 mil euros a Gonçalo Tocha por parte do canal de televisão argentino «I Sat» pelos direitos televisivos e como "prémio de estímulo" á continuidade do trabalho do realizador português.

De que obra se trata quando falamos de «É na Terra, não é na Lua»??? Trata-se de um olhar do realizador - Gonçalo Tocha  sobre a ilha do Corvo, nos Açores a mais pequena, mais preservada e tradicional, se assim podemos dizer, porque também a menos acessível de todo o arquipélago açoriano. Gonçalo Tocha partiu para o arquipélago em 2008 com uma equipa constituída por si, um operador de câmara e um técnico de som. E do que viram e ouviram e sobretudo viveram naquele pequeníssimo mas belo território, é partilhado por todos quantos assistam à exibição do filme que depois da estreia em Nova Iorque faz um périplo por diferentes festivais internacionais onde poderá arrecadar distinções ou prémios dado o excelente documentário que se nos apresenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário