Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quinta-feira, 5 de abril de 2012

WIRIKUTA  Não se Vende ! WIRIKUTA Ama-se! Wirikuta defende-se ! 

WIRIKUTA no México é uma zona protegida, dir-se-ia até «sagrada» pela património natural e cultural que encerra pois é aí que vivem comunidades indígenas que são uma referência ou marca identitária daquele país latino-americano. O Estado consagrou ao abrigo da lei vigente esta uma área protegida mas curiosamente é Governo aprovou para este vasto pedaço do território, a exploração (desenfreada) de minas por parte de empresas Canadianas. É dizem o dinheiro a cilindrar todo um património natural e cultural aí existente.

Os protestos, as mensagens, as iniciativas das mais diversas da sociedade mexicana já se fizeram sentir. Nesse âmbito está em curso uma forte e dinâmica Campanha nomeadamente nas redes sociais contra este atentado ao que é de todos, no Mexico e no Mundo. Os artistas, os músicos, os defensores do ambiente estão na primeira linha deste combate contra as minas e o apagar da história local  e daí a realização do  «WIRIKUTA Fest» .O evento agendado para 26 de Maio, mas ainda sem local definido, vai ter lugar sob o lema WIRIKUTA Não se Vende!! WIRIKUTA Defende-se!!  

Várias são as bandas, musicos e cantautores mexicanos como "Café TACVBA" os Calle 13, também Julieta Venegas e Zoé, nomeadamente. E a coisa promete!!!
 A preservação de Wirikuta! área "sagrada" ou protegida (como queiram), é o objectivo desta magna acção em que jovens, principalmente vão certamente ser o forte desta festa que não deixará de ser mais uma manifestação pública (mais uma entre tantas) a favor das comunidades indígenas e contra os grandes interesses económicos externos que colocam em risco vidas humanas, património natural e cultural, a troco do falso " desenvolvimento económico" Mexicano. 

Sem comentários:

Enviar um comentário