Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Latin Grammy 2013 - a melhor festa da música

Está aí mais uma edição dos "Latin Grammy".  A gala de atribuição dos mais altos "galardões" da América Latina é sempre aguardada com enorme expectativa,  já que é o ponto mais alto deste processo que envolve uma enormissima panóplia de intervenientes, na realidade musical das Américas do sul ao norte...

Músicos, cantores, compositores, a título individual ou em colectivo, sejam em dueto, quinteto, sexteto, bandas ou grupos, independentemente dos países de origem, da maior ou menor longevidade na carreira, da idade dos seus membros e, ... é claro os jurados, cujo papel não é nada fácil, constituem alvo de todas as atenções no ãmbito desta magna, super- mediática e memorável "festa da música latinoamericana", dos seus protagonistas e cujo desfecho está envolto numa grande incógnita.

Esta 14 ª edição que terá lugar a 21 de novembro tendo por palco "Las Vegas" e o  «Mandalay Bay Eventes Center» vem repetir o frenesim de anos anteriores, e mais ainda, pela novidade que constitui  a "Melhor Interpretação Urbana" uma nova categoria que vem juntar-se a todas as outras, perfazendo um total de 48 e 18 campos ou áreas distintas... E à espreita  do ambicionado prémio maior está uma imensidão de candidatos... alguns dos quais "reincidentes" nestas andanças...

E de todos os nomes e categorias permitam-me destacar desde logo "Pablo Albóran" cujo último trabalho discográfico "Tanto" é candidato a nada menos que três nomeações - Album do Ano, Gravação do Ano e Melhor Album Vocal Pop Tradicional. 
É o regresso do musico malagueño cuja carreira auspiciosa se confirma e dois anos depois de uma primeira vez, poderá ser um dos felizes contemplados com os "Latin Grammy" o que só viria acentuar que ««Tanto»» "en tan pouco tiempo" é mesmpo obra de artista... 

Bomba Estéreo
Alejandro Sainz é outro triplo "corredor" com a surpreendente «La Musica no se Toca» candidata a "Gravação e Canção do Ano", mas também "Melhor Album Vocal Pop Contemporâneo".
E um concorente direto - Miguel Bosé, surge com "Papitwwo" na corrida a "Melhor Album do Ano" bem como a "Melhor Album Vocal Pop Contemporâneo". Com igual número de nomeações vêm Andrés Cepeda e  Carlos Vives. 
«Mi Novia se está Poniendo Vieja» mas isso não será de modo algum impeditivo ao reconhecimento de que se trata de uma "Canção" deste ano do não menos popular cantautor Ricardo Arjona... 
Caetano Veloso é outro dos grandes protagonistas destes "Latin Grammy" 2013 ao estar nomeado para "Gravação" e "Canção do Ano" com o seu popular «Abraçaço».
Julieta Venegas e «Los Momentos» que continua a conquistar públicos nos mais diferentes paises do mundo, já não só na América Latina  é igualmente uma forte candidata a  "Melhor Album Vocal Pop Contemporâneo". E  «Quien Manda" da amiga e conterrânea "Mala Rodriguez" parte em busca da  «Melhor Interpretação Urbana». 
Café Tacvba
E se no capitulo da "Musica Alternativa" os Caffé Tacvba  avançam com «El Objecto llamado Disco" já os ""Bomba Estéreo" dizem que o melhor é ter "Elegancia Tropical" ...o melhor é esperar pela decisão do júri. 
"Asondeguerra Tour" é como o próprio nome indica o mais recente disco mas também a tourné ou gira que levará Juan Luis Guerra aos quatro cantos do mundo com este som "Tropical Contemporãneo" podendo mesmo vir a ser considerado o melhor de 2013 na sua categoria...

Albuns de «Salsa» são muitos e tão bons que ninguém nesta altura, arriscará qual o Melhor dos melhores entre Albita, Guayacán, Tito Neves ou Sergio Georges...e outros tantos títulos dançantes.  E o mesmo se dirá da «Música Mexicana» e do «Tango» onde o "Melhor" entre os vários e valiosos candidatos será uma verdadeira (re)descoberta. 

* Cantautores já destacados em «Companhia da Música»

Sem comentários:

Enviar um comentário