Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Vila do Mexico cria próprio sistema de telecomunicações

Num mundo global as comunicações, são fundamentais. Hoje já poucos "recusam" entrar na "onda dos telemóveis e da internet" ... Mas muitos são ainda, os locais no mundo sem cobertura de redes móveis ou com deficientes ligações fixas ... Por outro lado as grandes operadoras de telecomunicações preferem ignorar a existência das pessoas e as suas necessidades de estabelecer a comunicação com o exterior.. e nesse dilema, alguém optou por alterar o cenário de isolamento comunicacional a que estava a ser votado.


"Villa Talea de Castro", um pequeno povoado no México, com apenas 2.500 habitantes decidiu criar a sua própria rede de telecomunicações. 

Um serviço mobile criado pelos próprios moradores, mediante o pagamento mensal de 15 pesos (85 cêntimos) quando anteriormente nas cabines telefónicas existentes,  pagavam 10 pesos (60 cêntimos por minuto... seria  a solução encontrada com recurso a equipamentos adquiridos no país vizinho - os Estados Unidos.

Mas o mais curioso desta história é a exigência aos moradores de Villa Talea, por parte de uma operadora, para que fosse realizado um "abaixo assinado" com 10.000 assinaturas, a solicitar intervenção da empresa naquela área territorial. 

"Tenho dois filhos que vivem fora do povoado e pelo menos duas ou três vezes por semana me comunico com eles", diz Ramiro Pérez, funcionário de um restaurante e adepto da rede de telefonia local. "Além disso, meus clientes me pedem comida por telefone. agora posso fazer todas as chamadas necessárias para meus assuntos familiares e para meu negócio", adianta com satisfação o empresário mexicano. .

Há pouco mais de três meses, antes da criação da RCT, os habitantes do povoado contavam apenas com cabines telefônicas para se comunicar. Agora todos podem realizar as chamadas locais que desejarem desde que não demorem mais de cinco minutos, por forma a não saturar as 11 linhas disponíveis localmente. E o sucesso é uma realidade que conta já com 600 subscritores mensais da RCT- Rede de Comunicações de Talea.

funcionamento da rede 
a comunicação móvel é feita por intermédio de um equipamento de sistema global, conhecido por GSM, de baixo custo, software livre e tecnologia VoIP (voice over IP) que permite transmitir voz, de forma digital, por meio da internet para todo o mundo. E à povoação foi concedida uma licença por dois anos, por parte comissão federal de Telecomunicações (Cofetel) para testar o equipamento e servir esta Vila do interior do Mexico. 


fonte: http://canaltech.com.br/noticia/telecom/Indigenas-mexicanos-cria-sua-propria-rede-de-telefonia-movel/#ixzz2dvbXLA9y 


Sem comentários:

Enviar um comentário