Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

"Saltibus" criada para servir população da grande "Saltillo"


Saltillo, capital do estado de Coahuila, no Mexico conta agora com um novo e moderno sistema de transportes. 



As Rotas - Roja, Amarrilla y Verde entraram em funcionamento já a 15 de agosto, constituindo três das 12 rotas ou circuitos, previstos para servir a população da cidade, que se cifra em cerca de 650 mil habitantes, a que se devem juntar ainda mais 100 mil, na denominada área metropolitana de Saltillo.


"Saltibus" assim se chama o novo operador de transportes nesta área metropolitana e resulta da junção das várias empresas de transportes de passageiros. 

A criação deste novo operador - "Saltibus" que é uma aposta do Governador do Estado de Coahuila, vem permitir uma melhor gestão e manutenção global da frota, das instalações inerentes ao seu parqueamento e área oficinal, a que se junta um sistema de rotatividade dos motoristas, que agora surgem ao serviço, dotados de farda e após terem realizado formação específica. 
Para trás ficam largos anos de actividade, em que cada motorista conduzia apenas o seu autocarro, cobrando as tarifas de bordo, contabilizando receitas em função do número de passageiros transportados. 
Desprovidos de fardamento e conduzindo na grande maioria dos casos, viaturas com 12 e mais anos ao serviço, que agora saem de circulação, ao abrigo da legislação vigente no México, como na maioria aliás, dos países do mundo onde os transportes públicos tem de cumprir normas de qualidade e sobretudo segurança relativamente aos passageiros, os motoristas manifestam satisfação pelas novas condições de trabalho na "Saltibus". Já as populações, dizem adeus a qualquer coisa como 100 viaturas de diversas empresas que circulavam neste território e em circuitos sem qualquer interligação e aguardam com expectativa a implementação do novo sistema de transportes públicos.

A operar vão estar um total de 80 autobuses, marca Internacional, com 12 metros de comprimento e uma capacidade para 110 passageiros, 49 dos quais sentados. Dotados de um motor ecológico, instalado na traseira do veículo, considerado panorâmico, tal a dimensão das suas janelas e de piso rebaixado, as novas viaturas estão dotadas de um sistema de bilhética que permite o uso de pré-comprados bem como a realização de transbordos, entre linhas ou rotas, num período até 75 minutos (1 hora e 15 minutos) contados precisamente a partir da primeira passagem da Tarjeta de viagem pelo sistema. 

Saltillo é recorde-se uma cidade localizada na região sudeste, a 75 quilómetros de Monterrey, estado de Nuevo León e que está 400 km ao sul da fronteira com o Texas, Estados Unidos da América.

Sem comentários:

Enviar um comentário