Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

sexta-feira, 19 de julho de 2013

"Mariachi" a tradição transmitida aos jovens

A primeira "Escola de Mariachi" acaba de abrir na capital do México. Uma iniciativa que surge cerca de nove meses após o reconhecimento por parte da UNESCO deste género da música mexicana - "o mariachi ", considerado - "Património Cultural Imaterial da Humanidade" tal como acontece aliás com "o Fado", em Portugal.

A formação musical de jovens mas também o estudo e a preservação deste ícone-maior da cultura mexicana "o mariachi " é objectivo desta academia, cujas verbas de funcionamento são suportadas pelo governo da cidade-capital deste país da américa latina.
Doze professores  da Universidade Independente de Música do México, ensinam os alunos a tocar  diversos instrumentos desde o violão, o violino, ao trompete, a harpa e outros ligados à tradição "mariachi".  Após três anos de estudos os jovens adquirem o grau de profissionais técnicos em educação musical. E recordemos aqui o acto simbólico dessa distinção que ocorreu na principal praça pública de Guadalajara, oeste do México, no âmbito do 19º Encontro Internacional de Mariachi* que haveria de contar com um milhar de "mariachis" provenientes de dezenas de estados e países.
Oito músicos, crianças entre os cinco e os dez anos de idade, vestidas de mariachi, com seus típicos "sombreros", tomaram em suas mãos a responsabilidade da sua geração manter viva esta tradição.















"Só lhes pedimos que conservem e preservem este legado e suas tradições", disse Consuelo Sáizar, diretora do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México.
Uma responsabilidade partilhada tanto mais que um comité nacional de analistas e funcionários de Governo, definirá as estratégias a seguir para salvaguardar esta música e difundi-la pelo mundo. 
E os primeiros passos estão dados com a entrada em funcionamento de uma audioteca com 140 peças musicais e 50 mil audios de diversa índole, desde 1910 aos nossos dias, bem como uma biblioteca e mais recentemente a criação então da Academia de Mariachi e o leccionar dos seus cursos. 

Mas afinal o que é "o mariachi"
É tudo para os mexicanos . Mariachi é o som emblemático deste país da américa latina, que toca os corações deste povo, ao evocar a história e as tradições do México. Quem já foi ao México terá dado de caras, nas diferentes praças públicas com grupos "mariachi" com uma indumentária inconfundível onde os chapéus de abas largas são uma referência. O acompanhamento musical dos momentos mais importantes da vida dos mexicanos faz-se com "mariachi". Noivados, casamentos, batizados, os aniversários, os eventos familiares e até os funerais contam sempre com esse som e temas tradicionais. E mariachi é isto mesmo... parte inseparável da vida do México e do seu povo.

*Os Encontros Internacionais de Mariachi são já um hábito, regra geral, a cada ano que passa, tendo lugar com um programa diverso, realizado durante a segunda quinzena de agosto, e no qual participam "mariachis" não só mexicanos mas também de diversos outros pontos da America Latina e da Europa.
Cuba, Costa Rica, Venezuela, Alemanha, Colômbia, Aruba e Canadá alguns dos 14 países, num total de mais de seis dezenas de "mariachis" participaram no último meeting  que decorreu em Guadalajara, capital do estado de Jalisco, no México. Cc-06/13

Sem comentários:

Enviar um comentário