Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quarta-feira, 24 de julho de 2013

a "SANFONA" ficou orfã


DOMINGUINHOS ‪#‎Dominguinhos‬
 "Sanfoneiro" dos quatro costados, partiu para uma longa viagem. E foram mais de cinco meses de internamento, num quarto de hospital, em São Paulo com Dominguinhos, sem  nunca deixar de lutar pela vida !

O Brasil chora essa pessoa dócil, esse cavalheiro de verdade, o homem humilde e cheio de humor, o artista de enorme talento, conhecido no Brasil, em toda a america latina e no mundo por Dominguinhos... 


Partiu esse Autotodidata que desde pequenininho aprenderia a tocar "Sanfona" (acordeão) como ninguém, ou aliás, como o seu grande mestre - Luís Gonzaga.
As Pautas, Dominguinhos chamava de "Desenhos" belos desenhos...Mas com ou sem elas,  certo é que tocar qualquer música ou interpretrar de forma muito pessoal uma imensidão de ritmos, nunca foram problema para Dominguinhos, que cantava, tocava e encantava, os fãs nos diferentes palcos (de espectáculos e da vida) por onde passou. 

A última subida de Dominguinhos a um palco, aconteceu a 13 de dezembro de 2012, precisamente para homenagear os «100 ANOS» passados sobre «o Nascimento» desse grande vulto da música e da cultura brasileiras - Luís Gonzaga. Aí uma vez mais "Dominguinhos" munido do inseparável chapéu, qual ícone-maior usado por estes dois grandes embaixadores das tradições nordestinas e do Brasil, lembrou o dia em que "Gonzagão" o considerou como o «herdeiro artístico natural" .  



Um "titulo" que Dominguinhos viria a assumir desde então, em palco e entre os músicos e cantores do Brasil, com quem partilhou os palcos, a vida e as canções, ...e tantos e tão talentosos foram, durante mais de seis décadas de actividade e criatividade incríveis...Cc/06/13

«Um enorme orgulho, essas palavras do mestre, era eu ainda um adolescente», na idade e na música, recorda o sanfoneiro nordestino, de 72 anos de idade, que o Brasil recorda já com saudade e entoa ...


""Que falta eu sinto de um BEM !! Que falta me faz ....""

*****************************

Tantas foram as músicas e os palcos, partilhados por Dominguinhos com cantores, compositores e músicos brasileiros, nomeadamente, Djavan, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Gilberto Gil, Chico Buarque (de Holanda) e tantos e tantos outros que agora manifestam a enorme perda para o Nordeste, na música e na "Sanfona" e para o Brasil de um modo geral. 
Outros nomes das artes e dos palcos, na américa latina também lamentam o desaparecimemto de tamanha personalidade da Música.

Elba Ramalho
Profundamente emocionada, Elba Ramalho postou no twitter as seguintes palavras:
"Lá se vai, o meu amor, deixando uma grande saudade..." Dominguinhos, eterno amor, amizade sincera!! 


Meu coração chora a morte do amigo querido, Dominguinhos. Rezando por ti, querido!”


A história de Dominguinhos e Elba Ramalho é de admiração e conexão na origem agreste, além da parceria em sucessos estrondosos como “De Volta Para o Aconchego”, “Isso Aqui Tá bom Demais” e “Eu Só Quero Um Xodó”. 

Grandes amigos, a dupla gravou um CD, em 2005, o “Baião de Dois”. Dominguinhos também participou do DVD de Elba, “Canta Luiz”, em 2002, homenagenado outro gênio, Luiz Gonzaga.

A afinidade era tão grande que Elba & Dominguinhos ganharam o Prêmio de Música Brasileira, em 2006, como Melhor Dupla!
Ivete Sangalo
Vá em paz Dominguinhos. Sentirei saudade do seu sorriso, mas você é maravilhoso e nos deixou a sua musica . 
Chico Buarque
Chico sobre Dominguinhos:
"Perdi um amigo e um parceiro querido"
Brasil perde um dos maiores músicos do país, mestre Dominguinhos, memorável parceiro e amigo de Elba Ramalho! Sanfoneiro deixa legado eterno!

Djavan
"Dominguinhos é um músico extraordinário, que a gente ama desde sempre!", ressaltou Djavan, na ocasião em que participou do projeto “Dominguinhos Volta e Meia”. Entre as parcerias de Djavan com o mestre sanfoneiro, estão canções como "Retrato da Vida". O talento plural de DOMINGUINHOS permanecerá para sempre como uma das maiores referências da nossa música! 



Ivan Lins 
Olá pessoal, 
Somente agora, no final do dia consegui me manifestar sobre esta perda gigantesca, que foi a perda do nosso Mestre Dominguinhos.
Estou sem palavras, estou muito triste, pois estávamos orando, com fortes correntes por melhoras. Agora, devemos nos fortalecer e dar todo apoio necessário à família. Descanse em paz meu querido! Muito, muito triste!

Uxía
Vai deixar saudades, mestre Dominguinhos! Hoje Pernambuco e o Brasil perdem a uma das estrelas mais lindas da música nordestina e universal.
Fica a sua sanfona, o chapeu, as composições brilhantes, o seu sentimento para aliviar o nosso cansanço! Que falta nos faz um xodó, que falta vamos sentir de ti!!! Beijo grande desde terras galegas e boa viagem!

MPB - Música Popular Brasileira
Lamento sertanejo (Forró do Dominguinhos)
Por ser de lá do sertão
Lá do cerrado
Lá do interior, do mato
Da caatinga, do roçado
Eu quase não saio
Eu quase não tenho amigo
Eu quase que não consigo
Ficar na cidade sem viver contrariado

Por ser de lá
Na certa, por isso mesmo
Não gosto de cama mole
Não sei comer sem torresmo
Eu quase não falo
Eu quase não sei de nada
Sou como rês desgarrada
Nessa multidão boiada
Caminhando a esmo

(Gilberto Gil - Dominguinhos)

Sem comentários:

Enviar um comentário