Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Chile - oferta múltipla sedutora de turistas

Entre os aspectos mais positivos da vida em Santiago, do Chile, apontados por residentes e turistas  estrangeiros destacam-se as actividades culturais, a oferta gastronómica e a enérgica vida nocturna onde o barrio de Bella Vista" ganha posição.


"Vina del Mar" (cidade igualmente conhecida por ser palco de grandes festivais e concertos musicais, televisonados em toda a região e, no mundo, mas a isso poderemos voltar noutra oportunidade) forma com Valparaíso um dos mais importantes polos turístico-balneares do Chile, muito apreciado quer por nacionais quer por estrangeiros.  A distância de 120 quilómetros da cosmopolita capital não é impeditivo da procura deste paraíso, por parte de nacionais quer de estrangeiros, entre os quais os brasileiros, que tomam lugar cimeiro.
 A isto teremos de acrescentar obrigatoriamente  a história, a arqueologia, a cultura de povos indígenas, que deslumbram pelas formas e grandiosidade bem patente na Ilha de Pascua e nas míticas figuras aí patentes.  
Não menos importante, para surpresa e gáudio dos amantes da natureza, dos desportos radicais, da aventura, quiçá até do romance, ainda os desportos na neve ou nos rios como o kaiak, a canoagem, também a pesca, o Rafting e o surf que ganham cada dia novos adeptos. 

Ao nível sobretudo económico, porque não dizê-lo, também por aí se faz a diferença vêm as áreas ou explorações vitivinícolas e por assim dizer, toda a variedade e qualidade do vinhos "made in" Chile . Consumidos por 7 milhões de pessoas em todo o mundo, o que significa que o país é um dos principais exportadores de vinhos, sobretudo para Estados Unidos e Europa, ocupando a 5ª posição na lista dos países exportadores. Com uma indústria vitivinícola forte, o Reino Unido acaba por um dos principais "portos de abrigo"  com direito a verdadeira "embaixada" dos vinhos chilenos...para toda a Europa.

Ah curiosidade das curiosidades não deixa de ser a pesca, preparação e exportação de um produto que é comum nas boas mesas...precisamente o Salmão. É um pescado cada vez mais apreciado e que em média conta com a fidelização de qualquer coisa como 6 milhões de consumidores, em especial nos ditos países mais ricos ou desenvolvidos do planeta. 

E se ao nível gastronómico as tradições existem, com lugar de destaque para os "ceviches e as "empanadas"  elas são no entanto um "mix" de influências que se chegam a confundir com especialidades peruanas, mexicanas ou argentinas dado que o país, as suas maiores cidades, contam com cidadãos oriundos dos diferentes pontos de toda a região latina. 


Este  é país latino-americano apelativo em termos turísticos graças a um conjunto de mais-valias como sejam as suas praias, as termas, a cosmopolita capital que é Santiago, as radicais actividades desportivas, a gastronomia  e os Vinhos do Chile...país essencialmente exportador já que apenas 25 por cento da sua produção se destina ao mercado interno. Cc/06/13

Nota : Apontar caminhos para as suas férias próximas ou futuras, trazer ao conhecimento as diversas realidades e actividades económicas de países latinos é o intuito desta série de trabalhos/peças aqui publicadas e suporte para outras formas ou meios de comunicar com amantes de latinidades, que o mesmo é dizer dos povos e culturas latino-americanas. Aleatoriamente surgiu o Chile mas poderia ter sido outro qualquer pais daquela área geográfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário