Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Uso de Bicicletas no México "dispara" problemas

Os números são verdadeiramente impressionantes - quase 11 milhões e 500 mil viagens de bicicleta  durante o ano de 2011. (11 milhões 495.567 viagens) .

Dados da Secretaria do Meio Ambiente apontam para um aumento de 30 mil viagens a cada dia que passa, utilizando a Bicicleta ou seja, o aumento de utilizadores de bicicleta como seu meio de transporte, está a crescer a um ritmo de mais 26 % ao ano. Isto apesar dos utilizadores frequentes registado se situar nos 75 mil.

Dito de outro modo, na Cidade do México e no distrito Federal, acresce de ano para ano o número de viagens realizadas com este novo meio de transporte "económico, saudável e não poluente"  na ordem dos 3 milhões, segundo os estudos realizados.


 Pese embora este crescimento, exponencial de viagens e utilizadores frequentes, o problema é que persiste um enorme "deficit" de parqueamentos das bicicletas - os chamados postes ou pontos de estacionamento. Para ser ter uma ideia existem nesta altura 2.236 lugares ou pontos de estacionamento duplos, que o mesmo é dizer disponíveis para aparcar duas bicicletas em cada um desses mesmos postes de parqueamento, quadro que coloca em risco o bom funcionamento do próprio sistema. 

«É um sistema altamente deficitário neste domínio, uma vez que de acordo com os estudos realizados em 6 anos de funcionamento, o sistema EcoBICI deveria atingir os 15 mil lugares. «A Cidade necessita então triplicar rapidamente o número de lugares de parqueamento disponíveis. Isto se a aposta for efectivamente  a bicicleta, como meio de transporte alternativo ou mesmo complementar aos transportes público existentes» adianta responsável da Comissão de Cultura e Desporto, do Distrito Federal do México.  

Actualmente percorrendo a cidade é fácil registar o parqueamento de 3, 4 e 5 bicicletas em cada ponto de estacionamento disponibilizado no âmbito do ECOBICI. Ora isso é contrário ao incremento de utilização de bicicletas partilhadas, que recebeu enorme impulso nos últimos anos.  A situação melhorou com o acréscimo no último ano de 257 U invertidas aos 1.118 lugares (duplos) então existentes, destaca  Ivan Lanza, o  director da Estratégia de Mobilidade em Bicicleta da Cidade do México.

Não menos problemático é "não existir um plano exacto" de criação ou implementação de novos pontos de parqueamento de bicicletas. Responsáveis pelo sistema reclamam "apoio substancial do Estado à iniciativa" para que a bicicleta seja de facto, esse novo meio de transporte, acessível a um cada vez maior número de utilizadores. E a razão económica vem ao de cima numa altura em seria importante dar um passo em frente na implementação do ECOBici, uma vez que segundo os especialistas "o preço de criação de cada novo ponto de parqueamento, pode ir dos 3.500  aos 6. 800 pesos.
Uma das vias apontadas para a resolução da situação é uma maior interacção com as redes MetroBus (Ónibus) e Metro aumentando o números de lugares disponíveis nas diferentes estações. Utilizadores e potenciais utilizadores apontam a  disponibilização de novos pontos de aparcamento de bicicletas nas Escolas, junto das dependências ou serviços públicos, também dos Museus e nos Centros Comerciais de forma a servir outro tipo de utilizadores.   Cc-06/13

Sem comentários:

Enviar um comentário