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sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Primeira Linha do Metro venezuelano de Parabéns !

O Metro de Caracas, está de parabéns... pela passagem de mais um ano sobre a inauguração da Linha 1 deste sistema substerrâneo de transporte público de passageiros venezuelano. 
32 anos passam sobre inicio da linha 1 de Metro
Foi no já distante ano de 1982, precisamente a 2 de janeiro que entrou em funcionamento a linha de metro que liga as estações de Propatria e Palo Verde, numa extensão de 20,4 quilometros e que integra no seu percurso, qualquer coisa como 22 estações, servindo as populações dos municipios Libertador, Chacao e Sucre. Não sendo já a maior em entensão, mas continuando a ser a mais concorrida do sistema metroplitano de transportes, a Linha 1 foi-se desenvolvendo ao longo dos anos e por etapas, ligando as estações de Propatria e La Hoyada, logo de início, para dois meses depois chegar ao Parque Carabobo e Chacaíto. Cinco anos mais tarde venezuelanos de Los Dos Caminos eram servidos pelo metropolitano e a 19 de novembro de 1989 a ligação torna-se possivel a ligação até Los Cortijos e Palo Verde.
Entre estudos, projectos, decisões, obra feita e material circulante com comodidade e segurança, muitos anos passaram. Muito trabalho e avultados investimentos concretizados, que o mesmo é dizer desde 1947 que a rede de metropolitano venezuelana é assunto do dia a dia, mas cujo projecto avançaria sim a partir de 1968, dezembro desse ano, para ser mais objectivo, altura em que foram iniciadas as expropriações que viriam a possibilitar a implementação da Linha, onde circulam comboios há 32 anos sob a supervisão do actual Ministério para o Transporte Terrestre e Obras Públicas.
 
Rede de Metropolitano de Caracas, com 5 linhas
O metro de Caracas tem vindo a passar nos ultimos anos (2012-2014) por um intenso programa de modernização, com vista a recuperar integralmente a infraestrutura, dotar o sistema de novas composições e melhorar a qualidade do serviço prestado aos utentes deste massivo meio de transporte publico de passageiros, que é diga-se, tanbém uma referência histórico-cultural da própria capital da Venezuela. No que à Linha 1 diz respeito o investimento recaiu na entrada em funcionamento de 48 novas composições, a substituição do sistema de controlo e eletrificação da ferrovia (com idêntico processo na linha 2 que é, sublinhe-se, a maior em termos de extensão com 23,1 kms) e contou com Fundos nacionais e igualmente Chineses.

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