Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

sábado, 1 de setembro de 2012

México aumenta PIB no semestre


A economia do México cresceu 4,1% no segundo trimestre deste ano, face a igual período de 2011, muito por força do consumo doméstico que tem estado em crescendo, numa altura em que as exportações (sobretudo para os Estados Unidos) diminuíram.
O aumento está em linha com a expansão de 4,2% esperada pelos analistas e representa uma desaceleração em relação ao primeiro trimestre, quando o crescimento foi de 4,5%, fruto aí sim de uma melhoria na economia norte-americana que ajudou a aumentar as exportações mexicanas.
Neste contexto são já dez trimestres consecutivos que o México regista o que é de facto muito positivo para aquele país, depois de uma recessão económica registada no ano de 2009.
A tendência de expansão economica do México acontece numa altura em que as maiores economias do mundo e diversos outros países importantes na América Latina, como o Brasil e a Argentina, dão sinais de desaceleração.
A economia mexicana refira-se cresceu 0,87% no segundo trimestre, informou o Instituto Nacional de Estatísticas (Inegi), enquanto o  Produto Interno Bruto (PIB) subiu 4,3% nos primeiros seis meses de 2012 e face a igual período do ano passado.
De acordo com as previsões o México deverá ver crescer o seu PIB em 3,5% neste ano e não na ordem dos 4 pontos percentuais como aponta  Felipe Calderon, presidente do país. Tal desvio ficará a dever-se à ainda frágil  recuperação económica dos Estados Unidos e também  à crise da dívida da zona do euro. . 

Sem comentários:

Enviar um comentário