Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Hasta siempre "Génio da Guitarra"

Mi nombre es Francisco Sánchez Gómez, aliás "Paco de Lucía", y soy guitarrista... Assim mesmo se apresentou Paco de Lucía, esse génio da musica do mundo, nascido em Algeciras. 
Paco era o mais novo de cinco irmãos, filhos do também guitarrista de flamenco Antonio Sanchéz, com quem primeiro aprendeu a tocar guitarra.
Os seus irmãos Pepe de Lucía (cantor) e Ramón de Algeciras (guitarrista), são também músicos de Flamenco tal como Paco que correu mundo tocando flamenco de modo exímio sendo considerado um verdadeiro génio da guitarra, que cedo aprendeu, por circunstâncias da vida e influência do pai..

«PACO de Lucía» si por minha mãe, sendo de Lucía para me diferençar de muitos outros niños, que brincavam por ali nas ruas ...Eram todos “Pacos” e daí surgiu esta designação que permanceu também na carreira artística ...

Em Algeciras e de uma forma geral na maior parte da Andaluzia, é costume os rapazes adoptarem o nome da mãe por forma a serem corretamente identificados como por exemplo "Paco de (la) Carmen," ou "Paco de (la) María," e deste modo, o seu nome artístico foi adotado em honra de sua mãe Lucía,  de origem portuguesa nascida em Castro Marim no Algarve, (onde acrescente-se Paco viria apresentar um album com o nome da terra de nascimento da mãe e, em sua homegagem.

«En las “calles” se aprende mucho, los niños nos ensiñam siempre muchas cosas … » aos mais novos e aos adultos...diria a propósito dos seus tempos de menino e das brincadeiras na rua.

PACO começa a tocar para sobrevbiver... recordando : «Foi um momento triste quando os meus pais me disseram que tinha de sair da escola, porque não havia dinheiro. Triste mas  também como que um benção, esse passar tantas horas a aprender e tocar guitarra» sendo aí aliás o inicio de uma grande carreira de Paco de Lucía. 

Da carreira para a influência do pai...  
«Meu pai ganhava a vida com o Flamenco, a tocar em diversos locais e mais tarde o pátio lá de casa, grande, passou a ser fim de festa com o flamenco senpre por companhia. Salienta que "quase todas as manhãs, tinha festas em casa, no tal pátio onde amantes da guitarra, do flamenco e dos copos bebidos noite dentro e claro a guitarra tocada por esse grande nome António Sanchéz...
Aí se concentravam amigos, conhecidos e amantes do flamenco, da guittarra española e isso viria a ser uma marca e um elemento fundamental para a minha carreira..»confirma o musico espanhol.

Com 12 anos PACO grava o 1º Single na sequência de um concurso de flamenco ganho com seu irmão PePe e Madrid surge no caminho, seis anos mais tarde (1964) com a gravação do primieiro disco a “Solo” de Paco, constituindo um ponto de partida na vida artistica do grande ««génio da guitarra»».
Entre 1968 e 1977 Paco de Lucía colabora com Camarón de La Isla, conhecido músico do novo flamenco e juntos gravam qualqquer coisa como nove álbuns.
É em 1981 editado o álbum "Castro Marín" em memória da terra, onde viu a sua mãe nascer. Dez anos mais tarde (1991) gravou o Concierto de Aranjuez , de Joaquin Rodrigo com a Orquestra de Cadaques. O autor, presente nas gravações, terá dito que nunca ninguém tinha tocado a sua peça com tanta paixão e intensidade como Paco de Lucía.
Bem a propósito da sua forma de tocar … Paco confirma «Não fui cantor por timidez . Eu quis, queria, cantar mas tinha vergonha... Sabem como é, num pequeno povoado onde toda a gente se conhecia e a timidez de um niño … Escondi-me então atrás da guittarra. Mas tocar é como se cantara... Tocar é transmitir o que sentimos dedilhando...nas cordas da guitarra» explicou Paco.

«O Mar sempre foi muito importante para mim... Por vezes sinto-me como que fechado numa grande cidade...Tenho de procurar o mar, tê-lo e contemplá-lo na minha frente...»

Olhemos o Mar e escutemos a música de Paco de Lucía...

Sem comentários:

Enviar um comentário