Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

terça-feira, 1 de maio de 2012

Wirikuta, afinal que importância tem esta região ?


A luta de povos indígenas para preservar a sua identidade e os seus territórios contra a expansão de actividades extractivas acontece um pouco por toda a América Latina (mas não só, um pouco mundo fora, num ignorar a história e as vivências próprias de cada povo). No México, a norte do país é o caso dos huicholes — ou wixáritari, como se referem a si mesmos, este povo de WIRIKUTA.
Uma companhia mineira do Canadá -  a First Majestic Silver está prestes a dar início à extração de prata e zinco na região de Wirikuta. O sinal verde do Governo Mexicano é o que falta para se dar o inicio dos trabalhos, pois concessionada está já esta e inúmeras outras na região. De acordo com o plano da empresa tudo começará com o fazer explodir do “Cerro Quemado”, a montanha mais sagrada dos huicholes e o principal destino de suas peregrinações religiosas. “Ali, de acordo com a tradição, o sol apareceu pela primeira vez e espalhou a vida pela terra”. Mas afinal porque surge a luta ou movimento dos povos indígenas, a que se aliaram ambientalistas, antropólogos, sociólogos, os mexicanos de um modo geral mas também defensores da história e da cultura, independentemente de serem mexicanos ou de outros países latinos que o movimento contra este “atentado” expandiu-se ao planeta…
A razão é simples e perceptível … pois em 2000, Wirikuta  foi reconhecida pelo governo mexicano como «área de protecção natural e lugar sagrado». Será assim tão importante esta declaração..!!! Evidentemente que sim apesar de ter vindo na sequência  da declaração feita pela UNESCO no mesmo sentido. Em 2008, foi reconhecido “o templo natural dos huicholes como uma das 14 regiões sagradas da humanidade, necessitadas de protecção” de acordo com o documento da Unesco.
 Um movimento denominado “ Emergência MX” tem vindo a chamar a atenção para a importância da região, levando até ao Presidente da República a ideia de que o Governo Mexicano não pode, de um dia para outro mudar de posição e esquecer os compromissos com as populações locais e com a UNESCO e que quer os locais quer os Mexicanos de um modo geral não estão dispostos a aceitar a destruição desta “área de culto e peregrinação, deste modo protegida e  sagrada” que passou a ser, reconhecidamente do México mas também do Mundo.

A revista This Magazine (em inglês) num dos seus últimos números reconhece que  «os huicholes são famosos no México por serem um dos grupos indígenas do país que mais resistiram ao catolicismo, imposto pelos colonizadores espanhóis. O próprio presidente do México - Felipe Calderón, que agora ameaça permitir que a First Majestic Silver comece a explorar Wirikuta, chegou a elogiar a luta dos “huicholes” por defenderem “esses lugares sagrados e maravilhosos”. Contradição ou não certo é que Calderón vestiu mesmo as roupas tradicionais dos “huicholes”  prometendo até que  “jamais permitiria a destruição de Cerro Quemado”. Diria, bem a propósito – palavras para quê ?!  A importância de Wirikuta está patente.

Sem comentários:

Enviar um comentário