Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

PATXI estava "por venir " a Portugal ...

Foi o histórico programa de TV Zip-Zip que deu a conhecer o cantor -Patxi Andion. Mas além de músico, cantautor (cantor e compositor de belas melodias) é também ator.
Patxi Andion esteve em portugal várias vezes mas para cantar duas, não sem que antes a PIDE/DGS o tivesse expulsado do país relegando a apresentação do cantor para anos mais tarde.
Francisco José Andión González , mais conhecido por «Patxi Andión» nasceu em Madrid, a 6 de otubro de 1947 mas bem pequeno rumou com os pais para a região Basca e daí ser referenciado como de origem basca. Mas para além da sua actividade como cantautor Patxi é professor de sociología. 
A sua faceta de ator essa está patente em algumas películas espanholas dos anos 70 e 80 do seculo passado. São mais de uma dúzia as participações como ator, umas quantas também como compositor e ainda outras na direcçao de séries para Televisão. 

Rica é igualmente a discografia de Patxi sendo o primeiro longa diração datado de 1969, gravando à media de um trabalho ao ano quase até aos nossos dias. Marcante na sua carreira e também para a histórica dos musicais é "EVITA" no ano 1981 e que viria a estar em cena, mais de dois anos e meio.
Conhecedor da obra e do cantor espanhol, da força das suas canções Ary dos Santos viria não apenas a traduzir para português algumas das suas canções como a gravar em disco algumas delas na voz de Tonicha, isto ainda antes do 25 de Abril.


Em 24 de Março de 1974 o cantor basco actuou finalmente em Portugal, tendo por palco o "Coliseu dos Recreios de Lisboa" Completamente superlotado Patxi Andion viria a ser fortemente ovacionado e de pé sob os olhares dos agentes da então polícia politica do regime que circularam na sala durante o concerto.
Patxi Andion viria entretanto várias vezes ao luso território a maioria das quais para cantar e conviver com os muitos amigos que por cá fez. Um deles ou melhor uma das amigas é a Fadista Ana Moura com quem vem aliás a colaborar no âmbito do seu terceiro disco.

Em Maio de 2009 Patxi Andion realizou não um mas quatro grandes espectáculos que permanecem na memória de muitos concidadãos . Actuou na Figueira da Foz, em Lisboa, no Porto e também na cidade da Guarda.
Os anos passam e eis-nos chegados a 2013. Patxi Andion está de regresso a Portugal desta feita para apresentar o seu último trabalho intitulado «Porvenir».E depois da passagem pelo "Herman José" na RTP1 aí estão os Concertos - no dia 8 de dezembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa e no dia seguinte (dia 9) na Casa da Música, no Porto...

Sem comentários:

Enviar um comentário