Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

sábado, 29 de agosto de 2015

"Meu Canto" é impar e tem assinatura de UXIA

UXIA vem não tarda a Lisboa e traz na bagagem  "Meu Canto". 

Um espectáculo único e o reencontro com um conjunto de temas fundamentais do vasto e rico repertório da cantora gallega. Ah mas "Meu Canto" não é apenas o apreciar da doce e limpa voz de Uxía mas também uma outra abordagem dos temas interpretados pela cantora, desta feita se artifícios musicais que colocam em destaque a voz e as letras das canções cantadas como só Uxia sabe fazer.

Uxía tiene una voz hermosa y serena que huye del virtuosismo exhibicionista y se hace transparente, para mostrarnos una artista madura, que comprendió que no hay nada más sofisticado que lo esencial y que la voz es el único instrumento que nunca miente" diz -se e comprova-se como nunca neste "Meu Canto".
 
"Meu Canto "
explica Uxia porque a maioria das canções contém a palavra "Canto" que é por assim dizer uma reflexão sobre o acto de cantar, com todas as emoções que essa atitude gera e a voz na sua mais pura essência ...De referir que este trabalho foi gravado nos estudios da editora «Biscoito Fino» no Rio de Janeiro no quadro de uma das várias deslocações da cantora galega por esse mar/mundo fora. E como se estes laços com o país, a cultura brasileira e a música, a boa música sublinhe-se, não fossem o bastante para tornar este trabalho único... ainda se contabilizam a produção do prestigioso músico Jaime Alem  (productor de Maria Bethânia) e o talento e cumplicidade do virtuoso instrumentista Sérgio Tannus que tem feito parte da "Gira" de Uxia palcos fora. Um outro elemento a juntar a toda esta "reliquia" a participação de Lenine en « Os Teus Ollos» o que traz garantías de que palabras e músicas emanam sempre do mais profundo e íntimo do seu ser, de sua alma. Este é o "nosso" Canto !

























Mas é igualmente o encanto da cantor gallega durante nada menos que vinte cinco anos de uma carreira artística, que convertem Uxia numa das mais belas vozes e uma das mais populares e prestigiadas interpretes em "lengua gallega". 

A música tradicional, com um tratamento inovador fazem de Uxia uma voz a escutar sempre e com a maior das atenções. Ela não é apenas a "Gallega Cantante" mas antes a expressão de um povo que canta desde tempos imemoraveis e cujo património não se pode perder muito menos quando um dos mais belos instrumentos são a a propia voz, o próprio canto traduzidos neste "Meu Canto".

Uxia apresenta-se no Teatro São Luiz a 26 de Setembro, num espectáculo que Lisboa não pode deixar de partilhar... 

Sem comentários:

Enviar um comentário