Sempre que se fala em música ou da história desta em Cuba, a referência obrigatória em termos de Orquesta (como por aqui se escreve) é Juan Formell y los VAN VAN. Um naipe de músicos que durante décadas se manteve entre as preferências do público e entre as várias gerações.
Agora que estão decorridos nada menos que 45 anos deste belo e profissional agrupamento musical, o tempo decorrido não significou mais que o saber e responsabilidade de alguém que soube aliar a tradição e a contemporaneidade à história da sua banda e celebrar com longevidade e aceitação pública a qualidade da música cubana e dos seus intervenientes.
Los Van Van, dão continuidade à obra de "Juanito "Formell |
Conjugar talento, numa proposta dançante e inovadora além de contar de forma engenhosa as canções que têm um sentido estético são atributos de quem esteve na origem de los VAN VAN e lhe deu continuidade até aos dias de hoje. Méritos que são aliás reconhecidos dentro e fora dos limites geográficos desta ilha, plena de cores e ritmos.
Juan Formell, compositor, orquestrador, contrabajista, director e fundador da Orquesta Los Van Van, ja lá vão 45 anos.
Qual terminos de uma Gira nacional, gratificante e memorável constituindo um marco na história deste "tren da música cubana" o espectáculo comemorativo da efeméride, trouxe de novo ao de cima a ligação da música com o seu povo, que em unissono cantou, desde os primeiros acordes temas como Arrasando... A partir daqui e mexendo pés e corpos a multidão nunca mais deixou de partilhar êxitos como "Se me pone la cabeza mala", o "un año después", " Se muere el amor", Tú a lo tuyo", Recibeme y tantos e tantos outros do repertório da Orquesta de Juan Formell...y Los Van Van.
Homenagem das homenagens ao seu grande mentor viria a ser "La Fantasia", tema que integra o disco do mesmo nome, o último em que Formell participou e cuja gravação original é parte desse grande senhor da música que em maio disse adeus à música, mas que Cuba sempre recordará...
Roberto Hernández, cantante mais conhecido como Robertón destacou «a honra e orgulho que é dar continuidade à obra de Juanito, esteja ele onde estiver ... Sempre que se falar de Cuba, a ela sempre ficará associada a Orquesta de Juan Formell y Los Van Van...
Sem comentários:
Enviar um comentário