A chegada de um novo ano, na Bolivia traz novidades nomeadamente no domínio dos combustiveis. A abertura de um poço de petróleo, vem consolidar as expectativas deste pais da America Latina, em se tornar autosustentável em matéria de gasóleo.
Abertura de novo poço vinca autosustentabilidade |
As perfurações do novo poço, na localidade de Lliquimuni, a norte de La Paz,a cargo da empresa estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) foram iniciadas com a presença do presidente Evo Morales, que manifestou esperança em que possa haver crude e gas natural suficiente para tornar a Bolivia menos dependente das importações no que aos combustiveis diz respeito.
Os estudos exploratórios realizados apontam para a existência de qualquer coisa como 50 milhões de barris de petróleo e tres mil milhões de metros cúbicos de gas natural neste local, avançou a propósito Carlos Vilegas, presidente da YPFB, situação que conduziria a poupanças significativas ao nivel das importações e a um aumento das reservas de gas natural, certificadas em mais de 10 ml milhões de metros cubicos pela empresa canadiense GLJ Petroleum Consultants.
A aposta do Estado Boliviano, continua a ser a sua independência económica com base na exploração dos seus recursos energéticos, nomeadamente com o forte aumento da produção de combustivieis e das energias alternativas como a energia solar e a energia eólica, na sequência da implantação de plataformas em diferentes localidades do seu território, por forma a satisfazer as necessidades energéticas das respectivas populações.
Sem comentários:
Enviar um comentário