Translate

Juega Freerice y ayuda a personas con hambre

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Brasil e Colômbia aumentam salários dos trabalhadores

"Reais" sálarios aumentam em 2015
Os brasileiros preparam-se para entrar em 2015 com o pé direito e a carteira um nadinha mais recheada, ou com essa ideia bem presente no primeiro mês do novo ano. É que o Governo de Dilma Roussef, qual prenda de Natal (ou Ano Novo, se quiserem) decidiu aumentar o valor do salário minimo em 8,8 pontos percentuais. O novo valor do salário dos trabalhadores já a partir de 1 de Janeiro de 2015, passa então para os 788 reais, que o mesmo é dizer 239 Euros.
Recorde-se o inicio do mês de dezembro, altura em que a Presidenta do Brasil, Dilma Roussef anunciou a intenção de aumentar os salários dos tabalhadores, redefinir a tabela de impostos e encontrar uma alternativa ao actual sistema de segurança social vigente, neste magno e populoso país onde a os indices de população idosa são uma realidade. 
O Brasil continuará em 2015 a ser um país com crescimento do seu PIB muito positivo, na ordem dos 3 a 4 por cento, pese embora um ligeiro abrandamento da sua economia face aos últimos anos, mas ainda assim com valores bem acima das nulas (ou quase) taxas de crescimento previstos para a maioria dos paises europeus, situação que faz perdurar a actual crise económica e acentuar as preocupações generalizadas dos habitantes destes paises.    

Pesos vão valer mais no novo ano
Na Colômbia preparara-se igualmente um 2015 menos duro por via da aprovação de um aumento dos salários dos trabalhadores. Aqui o aumento do salário minimo deverá ser na ordem dos 4,2 por cento, bem longe é certo dos 9,5 inicialmente propostos pelas centrais sindicais do pais mas que ainda assim significam um ganho face ao salário atual. Reinvindicações, posições extremadas de parte a parte, certo é que as Centrais Sindicais vieram a aproximar-se da proposta levada à mesa pelo ministro do trabalho Luis Eduardo Garzón e que podera então chegar aos 4,2 pontos percentuais consensualizados logo no arranque das negociações e com efeitos já a partir de 1 de janeiro de 2015. 

Os trabalhadores manifestam esperança em 365 dias melhores com este esperado aumento. Recorde-se que o salário minimo, actualmente na Colômbia é da ordem dos 616 mil pesos ou seja 300 dolares o que equivale a cerca de 247 Euros. 

A Venezuela por seu turno, não faz muito tempo, recordemos, decidiu aumentar os salários dos trabalhadores em cerca de 12 por cento, procurando assim a recuperação do poder de compra dos venezuelanos, a braços com indices de inflação elevados e a grande especulação na venda de bens alimentares e equipamentos para a habitação, numa situação que tem exigido, ao longo do ano agora findo, uma forte e enérgica intervenção fiscal do Governo de Nicolas Maduro.

Bolivia a caminho do autoabastecimento

A chegada de um novo ano, na Bolivia traz novidades nomeadamente no domínio dos combustiveis. A abertura de um poço de petróleo, vem consolidar as expectativas deste pais da America Latina, em se tornar autosustentável em matéria de gasóleo. 
Abertura de novo poço vinca autosustentabilidade
As perfurações do novo poço, na localidade de Lliquimuni, a norte de La Paz,a cargo da empresa estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) foram iniciadas com a presença do presidente Evo Morales, que manifestou esperança em que possa haver crude e gas natural suficiente para tornar a Bolivia menos dependente das importações no que aos combustiveis diz respeito.
Os estudos exploratórios realizados apontam para a existência de qualquer coisa como 50 milhões de barris de petróleo e tres mil milhões de metros cúbicos de gas natural neste local, avançou a propósito Carlos Vilegas, presidente da YPFB, situação que conduziria a poupanças significativas ao nivel das importações e a um aumento das reservas de gas natural, certificadas em mais de 10 ml milhões de metros cubicos pela empresa canadiense GLJ Petroleum Consultants.
A aposta do Estado Boliviano, continua a ser a sua independência económica com base na exploração dos seus recursos energéticos, nomeadamente com o forte aumento da produção de combustivieis e das energias alternativas como a energia solar e a energia eólica, na sequência da implantação de plataformas em diferentes localidades do seu território, por forma a satisfazer as necessidades energéticas das respectivas populações.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Legado "Formell" continua no novo CD e Orquestra

O legado de "Juan Formell" que durante quase, quase 45 anos esteve à frente da grande e prestigiada Orquesta não só está bem patente no novo CD acabado de sair, como terá continuidade na carreira de Los Van Van.

"La Fantasia" assim se chama o novo trabalho discográfico de Los Van Van, numa homenagem ao maestro e fundador desta grande e acarinhada orquestra cubana. Falecido em maio passado, Juan Formell, deixaria trabalho feito, nomeadamente um tema interpretado ao piano pelo maestro, mas que se destinaria à jovem Luna Manzanares. 
Falando de "Fantasias" e com a visão de Formell, relativamente à música e aquele momento mágico que é estar nos "Grammy Latinos", em Las Vegas, tal como aconteceu com o fundador dos Van Van, em 2011, «melhor não poderíamos encontrar para abrir o primeiro album gravado após a partida de Juan Formell», explica Samuel, baterista da Orquesta e fillho do mentor desta lenda da música cubana. E na verdade vivemos na "Fantasia" ao escutar a voz do próprio Juan Formell a que se juntaram as vozes das crianças que integram o Coro Diminuto, dirigido por Carmen Rosa López, num tema que se tornou uma peça muito forte e emotiva. 
Los Van Van lançam CD de Homenagem ao Maestro Juan Formell
La fantasía" é composto por 14 temas, alguns dos quais da escolha do maestro para aquilo que ia delineando quanto a um novo CD e compostos pelo próprio, como são os casos de "Me basta con pensar, "Se vende", "Es mucho", "El aparecido" y "La fantasía", que como dissemos dá nome ao disco, numa merecida homenagem a Juan Formell (1942-2014), à sua historia e sua musica”, afirmou Samuel Formell, o novo diretor da emblemática orquestra musical cubana.
O apelido "Formell" continua forte nas composições do mais recente trabalho de Los Van Van, já que integra os filhos do maestro e compositor - Juan Carlos, que aqui apresenta o tema "Bótalo y guárdalo", enquanto Samuel escreveu "Todo se acabó" e " Soy Van Van", onde temos a oportunidade de escutar "la trompeta" de Alexander Abreu, como convidado. Uma estreia a registar é a Armando Cantero (Mandy), um dos cantantes da orquesta e agora também como compositor dentro de Van Van, através de "Soy añejo", um tema que é afinal a história "del songo”. E de outro dos elementos da banda  Roberto (Roberton) Hernández, podemos ouvir "Somos diferentes". Cantado tambem por Roberton este é o reflexo "del espíritu de los cubanos y en especial de los habaneros”.

"La Fantasia" é um disco gravado nos estudios EGREM e GML Recording Studios, nos Estados Unidos numa produção de Samuel Formell e contém temas de autoria de Samuel, Jorge Leliebre, Boris Luna e Efraín Chibás. A capa do album tem autoria da artista plástica Ernesto Rancaño, sendo o desenho de Alberto Medina e as fotografías têm assinatura de Ivan Soca.
«Trabalhar com Juan Formell, foi uma lição para toda a vida e musicalmente é um compromisso, muito sério com o povo cubano, esse de dar continuidade ao caminho aberto pelo Maestro, em 1969. É isso que os Van Van colocam em primeiro plano, no seu trabalho diário e que este CD também evidencia. "Seguiremos adelante"» sublinha Roberton em nome dos integrantes do agrupamento musical cubano. 

sábado, 27 de dezembro de 2014

Bolivia espera Papa Francisco de braços abertos


O Papa Francisco manifestou o interesse em visitar a Bolivia em 2015 e Evo Morales o desejo de receber, no seu país o Sumo Pontifice. Deste modo tudo se prepara para que o mais alto dignatário do Vaticano e o Presidente da Bolivia, concretizem estas suas aspirações, no ano que está para chegar...
Presidente Morales e Papa Francisco ambos desejam encontrar-se na Bolivia 
A Conferencia Episcopal Boliviana (CEB) começou mesmo a trabalhar já uma série de temas sociais, que serão previamente apresentados e debatidos entre os responsávbeis dos dois estados, de modo a delinear todos os contornos da visita do Papa Francisco a este pais da America Latina, onde sublinhe-se verdadeiro "motor" da vida quotidiana têm sido a luta contra a pobreza e o desenvolvimento económico da Bolivia.
A mais que provável visita do mais alto responsável do Vaticano à Bolivia, em 2015, foi recorde-se, tema de conversa entre o Presidente Morales e o Papa Francisco, durante um jantar na residência papal, no Vaticano e no sequência do "Encontro Mundial de Movimentos Populares" que teve lugar em outubro passado.  
 
«É preciso estarmos preparados e à altura de receber, na "nossa casa" o mais alto responsável da Igreja católica" manifestou o Presidente da Bolivia, Evo Morales, durante uma reunião com os responsáveis da Igreja, realizada recentememnte no Palácio do Governo, na cidade de La Paz. 
«Foi uma interessante reunião, onde partilhamos temas importantes do país e o meu pedido, com muito respeito à Conferência Episcopal Boliviana, é que os especialistas religiosos façam uma proposta concreta, para a vinda do Papa Francisco à Bolivia» vincou Morales no final desta sessão de trabalho.
Oscar Aparicio, presidente da Conferência Episcopal Boliviana, agradeceu o convite de Evo Morales e expressou também a sua alegria perante a forte possibilidade de ter o Sumo Pontifice em 2015 na Bolivia. "O Papa quer muito à Bolivia, já o manifestou aliás várias vezes, conhece o país e por isso será um prazer coordenar-mos todo este trabalho que temos em mãos" adiantou.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Software Canaima "renova-se" em 2015

O ano de 2015 vai trazer uma nova versão do Sistema Operativo Canaima, apontou o presidente do Centro Nacional de Tecnología e Innovación (CNTI).

A medida foi anunciada Jhon Monroy, no âmbito do primeiro "Encontro Técnico Canaima Educativo" realizado na Venezuela e que contou com a participação de comunidades de software livre, voluntários, estudantes universitários e diversos centros científicos, envolvidos no reforço da tecnologia desenvolvida naquele pais da america latina. Recorde-se o ano de 2009, altura em que a Venezuela avançou para a compra de mil computadores à portuguesa J.P. Sá Couto na sequência da visita a Portugal do então Presidente Hugo Chavez, que tomou a decisão de criar uma fábrica de produção dos "Canaima" que "invadiriam" literalmente desde então, as escolas e a vida das crianças venezolanas.
Canaima renova-se em 2015 com software e melhores desempenhos
O intuito desta nova versão de software do Canaima e Canima Educativo, incluído, é por um lado, fortalecer as muitas aplicações utilizadas pelos serviços públicos, o denominado "infogoverno", a automatização dos trâmites processuais, a melhoria da eficiência e das resposta dos serviços no atendimento público. Por outro, procura-se potenciar a habilidade nata, a destreza, as capacidades cognitivas das crianças, através dos conteúdos interactivos próprios da sua etapa formativa, ideias subjacentes no Canaima Educativo. É alem do mais democratizar o acesso às novas tecnologias e disponibilizá-las a todos, numa optica de evitar a "info-exclusão" o que preside a este projeto e seu desenvolvimento permanente, assegurou o presidente do CNTI.

A "independência tecnológica" defendida e impulsionada por Hugo Chávez, assim como o desenvolvimento das melhores tecnologias foi aliás tema nesta jornada Canaima, sublinhe-se televisionada que teve lugar na "Fundación Instituto de Estudios Avanzados (Idea), na Venezuela.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Media escolheram os "Melhores Atletas Latinos"

A atleta colombiana de triplo salto Caterine Ibargüen e o futebolista argentino Lionel Messi são considerados os "Melhores Desportistas da America Latina e Caribe", no ano de 2014. A distinção resulta de uma votação atribuida por representantes de 137 meios de comunicação latinoamericanos.
 
Caterine Ibargüen, atleta colombiana mais votada
Ao nivel feminino, logo depois de Ibargüen, que recolheu 59 votos vem a judoca cubana Idalys Ortiz, com 22 sufragios, seguida da futebolista brasileira Marta Vieira da Silva com 15 votos atribuidos. Entre os homens a escolha recaiu no Bota de Ouro da Copa Mundial do Brasil de 2014, com 27 preferências dos jornalistas e radialistas latinos. 
Na sua "pegada" vem o futebolista colombiano James Rodríguez, melhor jogador da fase de grupos, com 22 sufragios. Na terceira posição segue-se o ciclista colombiano Nairo Quintana, titular do "Giro de Italia" 2014, uma das três grandes "Vueltas" do circuito mundial que é aliás o primeiro ciclista da América Latina e do seu país a vencer esta célebre prova velocipedica. 

Messi conquista o titulo do melhor desportista latino
Na já tradicional escolha do conjunto de diversos meios de comunicação latinos, existentes na Europa, America, Asia e Africa, a distinção por equipas recairia na Selecção masculina de Futebol da Argentina, vice-campeã do Mundo, que recolheu 59 votos. Na segunda e terceira posições surgem a selecção da Colômbia e o conjunto peruano de Futebol Sub-15, que arrabatou o titulo nos Jogos Olimpicos da Juventude em 2014, realizados em Nanjing. Recorde-se que esta "escolha" ou "distinção" dos Melhores da America Latina, é já a 51ª e nela se afirmaram supremacias de modalidades, de desportistas de renome dos diversos países, com a Colômbia a figurar com dois entre os cinco melhores atletas latinos, logo seguida da Argentina, de Cuba e da Venezuela. Quintana, James Rodriguez, Messi e também o basquetebolista Emanuel Ginóbili (ambos argentinos), o jogador venezolano de beisebol Pablo Sandoval e o lutador cubano Mijaín López, ocupam os lugares cimeiros neste ranking de 2014.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Bogotá será palco de Mercado da Industrias Criativas

Bogotá, na Colômbia será palco em 2016 da maior "Feira das Industrias Culturais da America do Sul".  Depois da experiência realizada em "Mar del Plata" na Argentina, que contou com a participação de inúmeros artistas, de alguns milhares de empresários e empresas do sector das actividades culturais, de realizadores de cinema bem como de televisões, não apenas da América do Sul mas também da Austrália, do Canadá, Africa e da Coreia, está já em preparação a segunda edição deste evento.
Audiovisual é industria crescente em todo mundo
A ideia é mesmo fazer desta iniciativa a grande montra do que existe e se produz ao nivel das artes culturais, em toda America Latina, estando desde já asseguradas as participações da Argentina, do Chile, do Ecuador, do Paraguay, da Venezuela, do Perú e da Colômbia.    
Desenvolver acções que possam estimular e fortalecer empreendimentos de base cultural, em toda a America Latina, mas também as indústrias culturais e criativas são tarefas cometidas a todo um conjunto de intervenientes, desde os Governos, aos artistas, passando pelos empresários e empresas de um conjunto de sectores ou áreas, desde o desenho, às artes cénicas, ao audiovisual, passando pela música, os videojogos assm como a vertente editorial. O Mercado de Industrias Culturais (MICSUR) é depois a grande montra de toda uma série de produtos e serviços, que importa promover, potenciar, muito para além dos limites de cada país e do próprio continente latinoamericano. A transacção comercial destes materiais e serviços é uma das componentes deste evento, pioneiro aliás em todo este território, despertando atenções, além de ser gerador de importantes mais valias a todos quantos, saibam entrar neste "jogo" da oferta e da procura de um sector em franco crescimento.
Produtores entram no jogo da oferta e procura, em Bogotá

O comércio mundial de bens e serviços das industrias culturais e criativas assumem cada dia maior importância para o desenvolvimento económico e cultural dos países. Segundo estudos da Unesco e só para ter uma ideia, dizer que o ano de 2011, foi de verdadeiro recorde, ao serem movimentados valores da ordem dos 624 milhões de dólares, nesta industria criativa. Dado não menos importante é o das exportações de produtos inerentes à chamada Economia Criativa, que nos paises ditos desenvolvidos regista crescimentos da ordem dos 12,1 por cento ao ano. Numa óptica de proximidade será de destacar a titulo de exemplo que 3,3 % do Produto Interno Bruto (PIB) da Colômbia advém precisamente da denominada industria criativa, sector de actividade, que neste como em outros paises latinoamericanos assume papel de motor de desenvolvimento, sendo ao mesmo tempo gerador de novos empregos, em alternativa às actividades tradicionais em evidente declínio.

De acrescentar, que a edição piloto do MICSUR, realizada em Maio passado na Argentina, resultou num sucesso ao contabilizar cerca de 9.500 rondas negociais, entre produtores e compradores internacionais com negócios e acordos fechados para a exibição de obras e apresentações cénicas nomeadamente, em muitos outros mercados para além dos paises latinos. Acordada foi igualmente a produção conjunta de uma série para a Web, envolvendo nada menos que cinco dos paises presentes, num processo liderado pela Catapulta Producciones (produtora cololombiana de televisão). Colômbia e Ecuador trabalham agora no intercâmbio de artistas e produção de espectáculos, na sequência dos contactos estabelecidos em Mar del Plata.  

sábado, 20 de dezembro de 2014

Tecnologia 4G "invade " a Venezuela

Ano 2015 de aposta nas telecomunicações
A aposta nas comunicações móveis, no acesso às tecnologias de informação e comunicação continuam a ser apostas fortes do Governo Venezuelano. E 2015 será mesmo considerado ano "histórico" com a entrada em funcionamento da tecnologia 4G, nas capitais dos diversos estados venezuelanos. A instalação de qualquer coisa como 664 pontos 4G vão beneficiar cerca de 20 milhões de utilizadores das comunicações móveis e gerar uma nova dinâmica económica com este sector de actividade a colocar-se na dianteira.

Um investimento de largos milhares de Euros nesta operação, traduzem uma atenção muito particular do Governo de Nicolás Madura no desenvolvimento das telecomunicações móveis em todo território venezuelano, assegurou Manuel Fernandez, ministro de Educación Universitaria, Ciencia y Tecnología. 
20 milhões de utilizadores beneficiam com rede 4G
A afectação de recursos no sector das telecomunicações trará não apenas benefícios do ponto de vista económico, mas também do ponto de vista dos utilizadores, verificando-se um melhoria qualitativa nomeadamente quanto à velocidade de acesso e igualmente quantitativa com evidente maior numero de venezuelanos a aceder à nova tecnologia 4G entre o segundo e terceiro trimestre de 2015 antecipa  o responsavel do governo da Venezuela.

A Venezuela regista aliás um grande incremento na utilização dos chamados produtos "inteligentes" situando-se na posição dianteira, no quadro dos diferentes países da America Latina. A aquisição de novas tecnologias atingiu niveis da ordem dos 40 pontos percentuais o que deixa a 18 e 19 pontos, respectivamente a Argentina logo seguida do Brasil, dois dos mercados mais dinâmicos em termos de telecomunicações deste continente, o que não deixa de ser um motivo de satisfação, conclui o titular da pasta da Ciência e Tecnologia, no governo da Venezuela.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Michelle Bachelet visitará Portugal em 2015

Michele Bachelet visitará Portugal em 2015
A Presidente do Chile, Michelle Bachelet, deverá visitar Portugal no início de Junho de 2015, a convite do Presidente português Anibal Cavaco Silva.

A vinda a Portugal de Michelle Bachelet acontecerá por ocasião da realização de um conjunto de iniciativas subordindas à temática da "Economia do Mar" e o futuro do país. Estas acções em que estão envolvidos o Ministério da Economia e também o  Ministério da Agricultura e do Mar, contam com o apoio da Presidência da República portuguesa. 

Foi, recorde-se nos Governos de Cavaco Silva como primeiro-ministro que se abateu cerca de 60 por cento da frota pesqueira portuguesa. Os números de  1986 dão conta da existência em portugal de 14 mil embarcações e mais de 41 mil pescadores em actividade. Em 2007 o número de embarcações já tinha descido para menos de 9 mil sendo então o número de pescadores menos de metade dos existentes outrora ou seja, abaixo dos 20 mil.  
Quanto às importações de pescado elas representam o dobro das exportações, contribuindo a actividade piscatória actualmente, no nosso pais com cerca de 5 a 6 % do PIB. Ainda assim a frota portuguesa de pesca, mantém-se como a quarta maior de toda a União Europeia.

O convite à Presidente do Chile foi feito recentemente no México, durante um encontro bilateral à margem da XXIV Cimeira Ibero-Americana, onde Cavaco Silva e a presidente chilena Michelle Bachelet marcaram presença.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Nova era nas relações entre Cuba e Estados Unidos

A noticia que corre mundo e faz manchetes em todos os periódicos é mesmo a do "restabelecimento das relações diplomáticas entre Cuba e os Estados Unidos". 
E desde o Papa Francisco, aos chefes de Estados e de Governos da America Latina, todos comentam com satisfação esta medida que abre um novo capitulo nas relações entre os dois países vizinhos. 

A Russia tambem valorizou positivamente o  restabelecimiento de relacões cubano-americanas. «Sempre nos mostramos favoráveis ao estabelecimento das relações diplomáticas de Cuba e EUA» refere o viceministro das Relações  Exteriores, Ser­guéi Ryabkov. 

Do México vem o reconhecimento da «decisão histórica dos Governos de Cuba e Estados Unidos de normalizarem as relações diplomáticas a que se junta a libertação de presos , um passo frme sintomático do momento de distensão entre os dois países».

O Governo Chileno considera "Um passo histórico e tremendamente positivo a relação bilateral entre Cuba e EUA, que também abrirá espaço para um maior entendimiento hemisférico”.
Já o  secretario geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que «o restablecimento das relações entre ambos países é uma noticia muito positiva, havendo que felicitar os mandatários por terem dado este paso, insistentemente tão solicitado por parte da comunidade internacional. As Nações Unidas está pronta para ajudar ao  estreitar dos laços entre ambos os povos e países, acrecenta Ban Ki-moon.  

Duas noticias em uma só 
Ah mas a esta noticia há que lhe acrescentar igualmente o regresso à ilha dos irmãos "Castro", de Gerardo, António e Rámon, três dos cinco presos politicos que os States mais tempo retiveram nas cadeias americanas, sem qualquer tipo de acusação. 
Los "Cinco heróis de Cuba" com Raul de Castro
Aqui o regozijo é ainda maior, já que todos podem agora comemorar o Natal em Paz e no seio das suas familias, pondo assim um fim ao inexplicável cativeiro de mais de 16 anos. O facto acontece por força do estabelecimento das relações entre Cuba e Estados Unidos da America, mas sobretudo graças aos esforços diplomáticos e a um movimento público mundial que à muito se levantou, exigindo a Obama a libertação dos "heróis cubanos". Também aqui não se fizeram esperar as mais diversas reações de regozijo e satisfação de todos quantos vêm na luta dos povos uma forma de afirmação, de independência e desenvolvimento dos seus paises e povos. Da Venezuela, à Argentina passando pela presidente da Brasil, Dilma Roussef, todos manifestam satisfação por esta libertação dos "Cinco de Cuba".

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Garcia Maquez nas mãos dos colombianos

Uma edição de notas e moedas com a imagem de Gabriel García Márquez, será não apenas uma forma de render tributo ao homem e escritor que foi Prémio Nobel da Literatura, mas sobretudo mostrar às gerações futuras quem foi esse grande colombiano, humanista, letrado e democrata. 
 
Gabriel Garcia Marquez o mais Universal dos Colombianos
A ideia de fazer de "Gabo" como era abreviada e carinhosamente conhecido o escritor colombiano, uma figura presente no quotididiano dos seus concidadãos, surgiria logo após o seu falecimento, a 17 de abril passado, quando contava 87 anos de idade. Depois, ganhou forma a edição de uma série de notas e moedas, com o rosto do "mais universal dos colombianos". Agora, após alguns meses de maturação da proposta que foi sendo merecedora de vários apoios e incentivos, nomeadamente por parte de diversas organizações sociais deste pais latinoamericano, chegou a vez da " Cámara de Representantes del Congreso de Colombia" não apenas debater a ideia, como aprovar um projecto de lei que ordena ao Banco da República, a emissão de papel e moeda, contendo tão ilustre colombiano. Seguir-se-à certamente, a assinatura do Presidente Juan Manuel Santos relativamente a esta proposta e ao reiterar da importància da obra e do legado de Garcia Marquez, nascido em Aracataca, Departamento de Magdalena, ao norte da Colômbia. Depois, Garcia Marquez vai passar de mão em mão e pelas carteiras dos concidadãos este país da America Latina, numa justa e merecida homenagem que ditará a sua "permanência" no quotidiano dos colombianos.
 

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Cargueiro reforça frota comercial venezuelana

O último dos quatro navios de carga (que poderiam ter sido construídos nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo) está a caminho da Venezuela.
A moderna embarcação multidisciplinar, designada de AB Los Monjes" vai ser entregue oficialmente às autoridades maritimas e à Armada Bolivariana, na Venezuela. 
Cargueiro recém-construido em Cuba, ruma à Venezuela
Construida nos Estaleiros DAMEX, em Santiago de Cuba a mais nova embarcação das quatro ao serviço do Estado Venezuelano, tem 57,27 metros de comprimento e 12 de altura, além de uma capacidade de carga de 740 toneladas, podendo alcançar uma velocidade de 11 nós, com as suas duas máquinas de 700 Hp de potência cada uma.
O navio que foi dotado de uma rampa, para a carga e descarga rápida de mercadorias rolantes (automóves e máquinas pesadas) poderá igualmente transportar 42 contentores. Dotado de tanques com 220 metros cúbicos de combustiveis e 197 metros cúbicos de agua fresca o navio está equipado com modernos sistemas de navegação e comunicação por satélite, alem de dispor de todas as condições técnicas e no respeito pelas normas de segurança e navegação internacionais, sendo uma embarcaçção adaptada às águas da zona do Caribe.

Os quatro cargueiros construidos em Cuba, resultam de um Convénio de colaboração Cuba-Venezuela. De referir que além da sua função de transporte de mercadorias internacionais, estas embarcações estarão igualmente ao serviço de acções humanitárias, no quadro da Aliança Bolivariana com os Povos de Nuestra America abreviadamente conhecida por ALBA, como já aconteceu aliás com outra embarcação, batizada de "Los Frailles" que levou 300 toneladas de ajuda às vitimas do furacão Sandy, a oriente da ilha de Cuba.
No âmbito deste acordo entre Cuba e Venezuela, está actualmente em construção nos estaleiros DAMEX, um segundo barco de patrulhamento costeiro destinado a Armada Bolivariana, havendo ainda disposição dos estaleiros cubanos em virem a fornecer outras embarcações a países integrados na ALBA.

Habana entre as mais belas cidades do mundo

La Habana está hoy entre las 14 finalistas del concurso New 7 Wonders Cities, en el cual millones de habitantes del orbe deberán elegir las siete ciudades más maravillosas a nivel mundial.
De ese modo, la capital cubana pasó a la última fase de la competencia organizada por la fundación suiza New7Wonders, que en 2007 implementó un sistema de votación en Internet para seleccionar las nuevas maravillas del planeta, informó Prensa Latina(PL).
La Isla comparte el privilegio con Barcelona (España), Beirut (Líbano), Chicago (Estados Unidos), Doha (Qatar), Durban (Sudáfrica), Kuala Lumpur (Malaysia), La Paz (Bolivia), Londres (Reino Unido), Ciudad de México, Perth (Australia), Quito (Ecuador), Reykjavik (Islandia) y Vigan (Filipinas).
Según Bernard Weber, fundador y presidente de la institución organizadora, estas ciudades llaman la atención por su diversidad en términos de geografía regional y cultura urbana.
La votación online para elegir las urbes comenzó en 2012 con más de mil 200 nominaciones de aproximadamente 220 países, y el 7 de octubre de 2013 se llevó la cifra inicial a alrededor de 300 aspirantes.
Posteriormente el concurso se redujo a 28 finalistas y ahora se encuentra en su última etapa antes de que se conozcan las vencedoras el 7 de diciembre próximo.
New7Wonders Cities es la tercera votación global organizada por New7Wonders, pues en 2007 se eligieron las siete nuevas maravillas del mundo y cuatro años después se seleccionó una cantidad similar de maravillas de la naturaleza.

guacamole

Guacamole, como já devem ter percebido, serve comida com inspiração mexicana, onde a parte mais fácil é escolher a forma em que se quer a refeição – burrito, fagita, burrito desnudo (sem tortilla) ou taco.
A partir daí é sempre a escolher nhacas (nas primeiras vezes é preciso prestar muita atenção à explicação de cada nhaca, especialmente se não se quer picante…). A quantidade de coisas que querem que uma pessoa escolha, e que depois colocam num (pequeno) círculo de pão, faz crer que não vão conseguir embrulhar o bicho, mas no fim lá recebemos o nosso menino bem embrulhadito numa manjedoura.

Assim, num embrulho apenas consegue-se ter todos os elementos de uma refeição – arroz, feijão, salada e carne – que satisfaz plenamente. em termos de burrito há dois tamanhos. Para mim a versão menor é mais do que suficiente mas, para quem esteja verdadeiramente faminto (acontece a todos nós), podem sempre fazer o upgrade para a versão maior.
Espero que resulte para o Guacamole pois facilita-me o trabalho de ter que escolher onde comer no Colombo.
Centro Colombo
Avenida Lusíada, Centro Colombo, Loja 2.018
1500-392 Lisboa
Tel: 938 542 900


geral@guacamole.pt
http://www.guacamole.pt/quem-somos/
https://www.facebook.com/GuacamoleGourmet

latinos o que é viver na europa


LATINOS EN EUROPA (PARTE II)


Vivir en el Viejo Mundo tiene dos caras: no todo es color de rosa pero tampoco todo es negro. El reflejo del mundoutópico que se percibe desde la distancia, tiene reveses y vicisitudes, pero también una serie de ventajas que siguen dejando una puerta abierta.
Holanda
Holanda. Foto: J. Pulido
Lo Positivo 
Los aspectos positivos en Europa son diversos e invaluables. 
Pese a que su misma población esté acostumbrada y para ellos sea algo natural, quienes vienen de afuera aprecian los beneficios que trae: una menor intensidad horaria en el trabajo, las medidas a favor de la educación y de la familia, además de los incentivos al arte y la cultura.
Ciudad de las Artes y las Ciencias
Ciudad de las Artes y las Ciencias, Valencia
En el caso de José, agradece el poder disfrutar de una buena calidad de vida, así como también de tiempo para sí mismo y su familia.
Para Diana la apertura cultural y social tiene gran relevancia, está satisfecha de haber podido participar en múltiples y distintas iniciativas culturales, artísticas o relacionadas con la inmigración.
En este aspecto, Marcela también se siente favorecida: su trabajo pictórico (basado en las culturas latino-americanas), ha sido digno de reconocimiento en Portugal. Tanto así que después de ser invitada a exponer sus cuadros en Lisboa, se han vendido a muy buen precio y la prensa escrita la ha hecho protagonista de pequeños reportajes. Algo impensable en Chile, según sus propias palabras.
Lisboa
Lisboa, Portugal
Tomás lo tiene totalmente claro, él no encuentra ningún aspecto negativo de vivir en Europa, para él todo son ventajas y las sintetiza a través de estos puntos:
Seguridad social y económica, Cuidado del medio ambiente, Vanguardia artística, tecnológica y globalización.
Lo Negativo
Para muchos latinos llegar a Europa no ha sido fácil, ni tampoco mantenerse lejos de su país. Varios han preferido regresar y otros guardan la esperanza de hacerlo algún día. Este sentimiento se ve acrecentado por otros fenómenos sociales, burocráticos y climáticos nocivos para el ánimo.
Asturias
Asturias, España
Considerando los puntos negativos de vivir en este continente, Marcela piensa que la mayor desventaja de todas es la enormedistancia que separa Europa de su natal Chile.
Otra de las desventajas, citada en la primera parte y recopilada por «Madre en Exilio» es el clima, sin descontar:
Los movimientos nacionalistas en auge que tienden a discriminar mucho a los extranjeros.
José también menciona la discriminación y evoca el tema deldesempleo.
Diana comparte la opinión de «Madre en Exilio» y de José, manifestando nuevos argumentos:
Mencionaría el tema laboral debido a la coyuntura actual. La corrupción, la burocracia…, pero esto aunque es negativo, también es positivo porque nos permite aprender a ver estos países de forma horizontal y nos enseña a ver también con otra perspectiva a nuestros países.
Lo cierto es que pese a las dificultades y como lo dice la misma Diana:
El latino tiene el «gen» del rebusque. Es gente creativa, activa, entusiasta y emprendedora.
Por lo que siempre encontrará la manera de sacar el lado bueno de las cosas y salir adelante.
Argentina tango
Tango. Buenos Aires, Argentina
Lo que se extraña
La familia y los amigos es lo que más se extraña estando lejos, sin lugar a dudas. Pero también se echa de menos la gastronomía y otros aspectos ligados a la cultura.
Gastronomía de Veracruz, México
Plato de la Gastronomía de Veracruz, México. Foto: J. Pulido
Marcela por ejemplo añade, que extraña los asaditos chilenos.
Y a Tomás aparte de familia, amigos y algunos platos de la gastronomía argentina, le hace falta:
La pasión del fútbol, los días soleados (como lo había dejado claro) y el ruido de la calle.
Partido de fútbol, Argentina
Partido de fútbol, Argentina
Consejos
Finalmente, los latinos que estén pensando en trasladarse a vivir a Europa, encontraran a continuacióalgunos consejos inspirados en experiencias personales, consejos que en determinados casos pueden ser igualmente válidos para cualquier persona que se vaya a vivir a otro país:
Si no tienes una razón de peso, piénsalo dos veces. No es una sociedad que acoja con buenos ojos a los extranjeros. Pero cada historia es diferente y es mejor decir lo intenté a nunca haberlo hecho. «Madre en Exilio»
Adáptate lo mas rápido posible a la nueva cultura, a la lengua y trata de conocer no solo gente de habla hispana, sino también hacer amistades del mismo país para practicar el idioma. José
Siempre es bueno salir. Cuando sales de tu terruño la perspectiva de tu mundo se amplía, esto es positivo, te amplía la mirada, eso te ayuda a ubicarte mejor y a ver las cosas con otros ojos. Siempre digo a mis amigos que salgan, que viajen, que se den la oportunidad de hacerlo y que lo hagan sin prejuicios, abiertos a todas las posibilidades. Diana
Antes de venir aprende un poco el idioma y ten todos los papeles en orden, así será más fácil encontrar trabajo. Ven con la idea de trabajar en lo que sea, pero con dignidad y una buena remuneración. No idealices mucho el país de origen, porque tenemos la tendencia de que cuando llegamos a otro país nada es mejor que el nuestro y eso hace que nos cueste más adaptarnos al sitio donde viviremos, quizás por el resto de nuestra vidas. Marcela
De antemano, aprende el idioma y consigue un alojamiento, ya que en ciudades como en Hamburgo es muy difícil encontrar vivienda. Tomás

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Surf leva Peru a preservar linha costeira

O Peru é um dos países da America do Sul com maior tradição no surf mundial, contando entre os seus atletas com alguns campeões do Mundo da modalidade. São conhecidas na região e a nível mundial as belas ondas da sua costa, constituindo por exemplo Lobitos um dos maiores pontos de referência para a prática do Surf, sobretudo quando as ondas "tubolares" funcionam, para satifação de quem pratica e de quem aprecia esta prática desportiva. 
Ondas tubulares são "imagem de marca" da costa do Peru, país do surf
Foi precisamente a pensar no surf, nas caracteristicas da costa peruana, nos praticantes e neste potencial turistico-desportivo que o Governo de Ollanta Humala, tomou medidas que visam proteger a linha costeira e os picos de surf, prometendo mesmo fazer história neste capítulo. A lei agora aprovada pelo Governo do Peru, vem impedir a construção junto à costa, procurando deste modo salvaguardar a qualidade das ondas ou se preferirem não interferir com as caracteristicas das aguas nesta sua linha costeira propícia, como se reconhece para a prática do surf e dos demais desportos de ondas e, consequentemente de interesse para o desenvolvimento do Perú.

"Se somos líderes no surf a nível regional e internacional, por que não continuar a apoiar este desporto e os valores que ele transmite aos nossos jovens e cidadãos em geral", questionou Humalla. "Esta lei enquadra-se nessa atitude apoio", concluiu o presidente peruano. Apoiar a conservação dos picos de surf num país que tem das linhas costeiras e das ondas mais bonitas do Mundo é uma decisão acertada, diria com satisfação Fernado Aguerre, presidente da federação peruana de Surf.

domingo, 14 de dezembro de 2014

"Pueblos Património" incrementam turismo na Colômbia

A Colômbia tem nesta altura 17 pueblos, que é como quem diz "localidades consideradas "Património nacional".
Rede de Pueblos Património são já 17 na Colômbia
O titulo de "Pueblos Património" é atribuido pelo "Fondo Nacional de Turismo", os ministérios da Cultura, Comércio, Industria e Turismo da Colômbia, às localidades com amplo valor histórico e cultural, sendo então integradas nos roteiros turisticos do país, onde esta especificidade é trabalhada e promovida.
Daí o reconhecimento da importância deste "produto turistico" em rede, por parte das entidades colombianas, agora no âmbito de uma Feira Internacional de Artesanato, que tem estado a decorrer na capital - Bogotá.
 
Localidades de interesse cultural
O reconhecimento destes 17 lugares para a história da Colômbia, desde os tempos da colonização espanhola, passando pela indepêndia e soberania deste pais latinoamericano, deriva das lutas desses povos, do patrimonio cultural aí existente, nomeadamente o artesanato, as vivências e tradições locais, factores que contam para o incremento do turismo na Colômbia, contribuindo ao mesmo tempo para o desenvolvimento dessas comunidades de uma forma cada vez mais sustentável, por via do acompanhamento das actividades e promoção dos produtos artesanais aí produzidos.
De referir que este conjunto de locais, existentes em departamentos como por exemplo Santander, Antioquia, Boyocá e Caldas, se integram na "Rede Turistica Pueblos Patrimoniales de Colômbia" tendo contabilizado só no presente ano de 2014, mais de 4 milhões de turistas.