Uma Universidade na Amazónia ... Sim na verdade acaba de se tornar realidade a "Universidad Regional Amazónica
Ikiam". Localizada na provincia de Napo, o novo campus académico promovido pelo governo ecuatoriano, presidido por Rafael Correa, conta de facto com um laboratório "vivo" de 93 mil 264 hectares, que vai do território andino ao bosque tropical húmido, onde existe grande diversidade de flora ou não estivesse o recinto académico em pela região amazonica ecuatoriana.
A desenvolver os seus estudos, estão já na "Universidade Regional Amazónica Ikiam" ( o termo Ikiam refira-se significa "selva" em shuar, o idioma indígena) os primeiros 150 alunos a desenvolver os seus estudos até abril de 2015 no ãmbito do ano incial. Mas a investigação especializada tem aqui excelentes condições, com a contsrução de residências universitárias, de laboratorios, biblioteca, centro cultural, cantinas, cafetarias e todos os equipamentos inerentes a um "campus" universitário, consolidando aquela que será a "Cidade do Conhecimento" composta por este polo e dois outros - Elno e Pangui, conforme projecto do Ministério da Educação ecuatoriano.
«Durante anos
a região amazónica foi ignorada por diversos governos, pese embora o facto de daqui serem provenientes diversos recursos, nomeadamente os petroleiros. É daqui que queremos fazer um polo formativo exemplar, baseado no conhecimento e ligado à matriz produtuva em que o Ecuador está envolvido», sublinharia a propósito Jorge Glas, vice-presidente ecuatoriano.
Sem comentários:
Enviar um comentário