A produção de azeite de Cannabis para fins terapêuticos acaba de ser autorizada no Chile. A titulo experimental o Municipio de Florida, a sul de Santiago (capital do Chile) obteve autorização do Estado, para o cultivo de 416 plantas de cannabis, num terreno público municipal, com o intuito de iniciar a produção de azeite de cannabis e servir assim 200 pacientes com cancro.
Alcalde de La Florida mostra Azeite de Cannabis produzido com fins terapêuticos |
A iniciativa liderada pela Alcaldía de La Florida e desenvolvida pela Fundación Daya,
será gratuita para todos os pacientes e implica a realização de estudos científicos que
demonstrem os beneficios de cannabis para pessoas que padecem de dores, na sequência dos tratamentos contra o cáncer.
«O êxito desta experiência pode dar origem a outras plantações, devidamente autorizadas e controladas e servir no futuro a milhares de pacientes em todo o país» destaca Oscar Concha, diretor do estatal Servicio Agrícola y Ganadero (SAG) que garante «o que está autorizado é a produção de azeite para fins medicinais, uma vez que no Chile é proibida e considerada crime, a platanção de cannabis.
É a primeira vez que no Chile e em toda a America Latina, se abre a possibilidade de usar cannabis, de forma terapêutica, no âmbito de um projeto que implica autorizações e estudos vários e um investimento de cerca de 70 mil dólares do municipio de La Florida, a sul da capital chilena.
Iniciada agora a plantação haverá que esperar até abril do próximo ano para fazer a priemira colheita para logo se produzir o aceite que será usado para tratamento terapêutico, mas existem enormes expectactivas quanto ao êxito deste processo asseguram fontes ligadas ao processo.
Sem comentários:
Enviar um comentário