"Alma Llanera" um dos temas mais representativos da identidade venezolana, acaba de ser considerado de Interesse Cultural e parte integrante do Património Venezuelano. Este joropo, composto por Pedro Elías
Gutiérrez com letra de Rafael Bolívar Coronado, viria, recorde-se a ser apresentado pela primeira vez no Teatro Caracas, a 19 de setembro de 1914, no âmbito de uma zarzuela (pequena peça de teatro) altura a partir da qual se tornaria popular.
Alma Llanera um segundo hino da Venezuela |
Na atualidade esta peça musical é aliás de referência em actos nacionais e internacionais, sendo de execução obrigatória por parte de todas as Orquestas Infantis e Juvenis da Venezuela, bem como da Orquesta sinfónica Municipal.
De honra e orgulho se enchem igualmente os Venezuelanos ao ouvirem Julio Iglesias, Placido Domingo, Gilberto Santa Rosa ou tantos outros artistas nacionais e internacionais, interpretarem este famoso tema que ganhou fama muito para além das fronteiras deste país da américa latina.
“Alma Llanera: zarzuela en un acto” assim se designou a musica baseada no conto de Rafael Bolivar Conrado e que integrou então essa obra
teatral que incluia partes vocais e partes faladas, segundo o original de Espanha.
Sem comentários:
Enviar um comentário