Puro engano !!! Existe produção cinematográfica na America Latina e de qualidade. A prova disso mesmo é a realização já da VII edição do Festival de Cine Latinoamericano y Caribeño de Margarita, que terá lugra de 5 a 12 de outubro, na Venezuela.
Este evento centrado na 7ª Arte que se vai fazendo um pouco por toda a america latina, conta com uma panóplia de filmes a concurso nas mais diferentes áreas e formatos, desde os documentários, estrangeiros e venezuelanos, às medias e curtas metragens, não esquecendo os filmes de animação e ainda o denominado cine comunitário.
Duas secções dedicadas, uma à produção Venezuelana, outra onde se dá a conhecer o que tem sido feito ao longo dos anos no Uruguay concentram atenções neste Festival onde os grandes prémios valem público, a critica e 10 mil dólares. Mas neste magno evento e por várias razões a pelicula mais aguardada será «Cantinflas» protagonizada pelo espanhol Oscar Jaenada. A obra dirigida por Sebastián del
Amo é aliás candidata aos Oscares e continua a conquistar simpatias e públicos tanto no México como neste vasto territorio, onde desde sempre existiram milhares e milhares de fans desta cómica personagem que encantaria o mundo e se assumiu como refrência maior da 7ª arte.
"Obras-Primas" latinoamericanas em representação da Argentina como “La utilidad de un revistero” de Adriano
Salgado, a mexicana “Asteroide” realizada por Marcelo Tobar, além de “La casa del fin de los tiempos”, de Alejandro
Hidalgo, representando o país anfitrião.
De referir que competem em termos de películas "made in " Venezuela “Bolívar, el hombre
de las dificultades” (de Luis Alberto Lamata), “Dos de trébol” (Orlando
Rosales y Jessica Wenzelmann), “El psiquiatra” (Manuel Pifano), “Papita,
maní, tostón” (Luis Carlos Hueck) y “Azotes de barrio” (Jackson
Gutiérrez y Carlos Malavé) o que demonstra que o cinema neste país da America Latino está vivo!
Sem comentários:
Enviar um comentário