Dar a volta ao mundo ! Dar-lhe cor, sem esquecer o coração o que na verdade faz toda a diferença. A vida tem de ser vivida com esperança e alegria ... Um rumo é o que precisamos neste planeta e colocar todos a trabalhar para um verdadeiro futuro e para todos !
É ou sempre foi aliás, com este espírito de espalhar alegria, de contribuir para um olhar o mundo à nossa volta na procura de soluções para um futuro risonho e partilhado que os TXARANGO iniciaram a sua actividade no já distante inverno de 2010. Uma maqueta com apenas duas canções foram o principio da construção de um grupo alegre, dinâmico onde a música traz as suas influências, transmitindo as cores de uma paleta multicolor de que e feito este planeta. Certo, certo seria uma primeira Gira e um conquistar de palcos e públicos nos mais importantes Festivais da Catalunha (de onde e originária a banda) e de Espanha de um modo geral. Maturação, crescimento, afirmação, energia as notas que ficariam agregadas ao primeiro trabalho dos TXARANGO já em pleno 2012 e que traria reconhecimento nacional e internacionalmente no ano seguinte sendo "Bienvenidos" em toda a parte. Merecidamente vários galardões ditariam a chegada dos TXARANGO ao mundo da música como verdadeira "Revelação" e até disco do Ano que a Radio se encarregaria de divulgar.
Como Catalães que são os TXARANGO assumem-se como defensores e promotores da "língua mater" o que lhes vale o contacto e conquista de públicos jovens e também de diversas idades ou tivessem sido rostos da luta contra o cancro cujo ponto alto seria o tema inédito "Som Persones" trilha sonora que integrou a Maratona solidária da TV3. A televisão e um concerto ao vivo na Catalunha seria um dos mais importantes marcos na ainda jovem mas exitosa carreira da banda Catalã... E Manu Chao e os Che Sudaka seriam os "padrinhos" do disco "Mundo Nikosia" album editado faz agora dois anos e que faz parte da acção "Solidária" dos TXARANGO para causas diversas e nobres.
«SOM RIU» chega em 2014 e promove-se até aos dias de hoje nos mais diferentes países e nos variados palcos, sejam cidades ou festivais nessa Europa a que é preciso dar um rumo, com o coração e a alegria no ar... Somos un rio que siempre avança, de la guerra haremos danza !
Son los TXRANGO en la vuelta al mundo que empieza con mucho más que la musica!
*Portugal também entra nesta volta ao mundo com TXARANGO